Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/02/2024 13:18. Atualizada em: 20/02/2024 13:19.

Projeto de inclusão digital do TRT-4 é selecionado em festival internacional de inovação

Visualizações: 111
Início do corpo da notícia.
Foto de um dos Pontos de Inclusão Digital na região das ilhas
Ponto de Inclusão Digital na região das ilhas

O projeto “Arquipélago Digital: Conectando Comunidades”, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), foi selecionado pelo Creative Bureaucracy Festival (na tradução literal, Festival da Burocracia Criativa). Trata-se de um evento de inovação internacional envolvendo o setor público. O projeto, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação (Linova) e pela Assessoria de Otimização de Projetos da Diretoria-Geral do TRT-4, instalou Pontos de Inclusão Digital (PIDs) na região das ilhas de Porto Alegre, local com dificuldade de acesso para as unidades físicas da Justiça do Trabalho.

A participação do TRT-4 ocorrerá no Digital Kick-off Day, em 21 março. O evento, que será on-line, antecede o Festival, marcado para ocorrer entre os dias 13 e 15 de junho, em Berlim, na Alemanha. Caso o projeto passe para a próxima fase, será apresentado presencialmente na capital alemã.

Arquipélago Digital: Conectando Comunidades

O projeto foi desenvolvido para que pessoas de comunidades distantes de centros urbanos e vulneráveis tenham acesso facilitado aos serviços da Justiça do Trabalho. A proposta consiste na instalação de pontos de inclusão digital em que foram disponibilizados equipamentos e conexão com a internet para o acesso aos serviços. Trata-se de uma inovação para o poder público, pois supera barreiras geográficas e sociais ao levar serviços judiciais a comunidades distantes e vulneráveis.

O Festival

Todos os anos, mais de mil participantes se unem para compartilhar exemplos de inovação do setor público e da sociedade civil. Em 2023, foram 1,3 mil participantes em Berlim, além de 1,5 mil espectadores que acompanharam o evento pela transmissão on-line. Em 73 sessões transmitidas em inglês e alemão, 182 palestrantes e participantes de projetos de 34 países compartilharam seus conhecimentos sobre inovações na administração pública.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalInovação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista