Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/01/2024 10:15. Atualizada em: 09/01/2024 10:15.

Há um ano, TRT-4 defendia a democracia brasileira em sessão histórica

Visualizações: 75
Início do corpo da notícia.
sessão histórica.jpg
Sessão extraordinária do Pleno do TRT-4, em 9/01/2023

Nessa segunda-feira, 8 de janeiro, completou-se um ano de um dos episódios mais lamentáveis da história do Brasil: os atos de terrorismo praticados em Brasília contra as sedes dos Três Poderes.

O fato gerou repúdio imediato das instituições que sustentam a democracia brasileira. Entre elas, a Justiça do Trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região agiu rapidamente. O então presidente, desembargador Francisco Rossal de Araújo, convocou para o dia seguinte uma sessão extraordinária do Tribunal Pleno.

Os desembargadores, por unanimidade, aprovaram uma nota pública do TRT-4 em repúdio aos ataques na Capital Federal. A sessão também teve a presença de dirigentes da Amatra IV, do Ministério Público do Trabalho e de entidades da Advocacia. Houve manifestações enfáticas contra a tentativa de golpe de estado e em defesa da democracia.

Após um ano dos fatos, o atual presidente da corte, desembargador Ricardo Martins Costa, por meio de nota pública, reafirma a importância da democracia para o país e como pressuposto básico para o exercício das atribuições do Poder Judiciário. Confira.

Relembre, também, a nota do TRT-4 publicada naquela ocasião:

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, por decisão unânime em sua composição plena, vem a público repudiar os atos de terrorismo ocorridos na Capital Federal no dia de 08 de janeiro de 2023.

O direito à manifestação do pensamento e à exposição pública de posições políticas e ideológicas encontra limites. A invasão, depredação e o uso de violência configuram condutas criminosas.

Movimentos com o objetivo de suprimir ou impedir a atuação dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo constituem um atentado ao Estado Democrático de Direito. A supremacia da lei não pode ser substituída pelo império da barbárie.

Confiamos que todos os agentes que contribuíram ativa ou passivamente para escrever essa página lamentável da nossa história serão identificados e responsabilizados nos estritos termos legais.

É necessário o retorno à normalidade democrática e à paz social.

Porto Alegre, 09 de janeiro de 2023.

Leia, também, outras manifestações publicadas há um ano:

Tribunais Superiores divulgam nota pública sobre a violência contra os Três Poderes neste domingo

Judiciário do RS reitera defesa incondicional da ordem pública e do Estado Democrático de Direito

Nota do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho

Nota do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista