Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/12/2023 22:39. Atualizada em: 15/12/2023 22:39.

TRT-4 firma acordo interinstitucional para combate à violência de gênero e raça

Visualizações: 83
Início do corpo da notícia.

Foto 1 acordo.jpegO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) firmou nesta sexta-feira (15/12) acordo de cooperação técnica interinstitucional voltado ao combate à violência de gênero e raça em instituições do sistema de Justiça do Rio Grande do Sul. O documento foi assinado pelo presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, e pelos representantes das outras 13 instituições participantes, na sede do Tribunal.

A iniciativa, promovida pelo TRT-4, prevê atividades comuns entre os órgãos e parcerias voltadas a ações sociais e de conscientização, educação e formação de servidoras, servidores, empregadas, empregados, membras e membros do sistema de Justiça, com perspectiva de gênero e raça. O acordo prevê a participação de entidades convidadas, ligadas ao tema e que contribuam para as ações. O documento tem vigência inicial de quatro anos, podendo ser prorrogado.

Foto 4 ricardo.jpeg
Desembargador Ricardo Martins Costa

Cada instituição indicará um representante para fazer parte de um grupo de trabalho, denominado Rede do Sistema de Justiça para o Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Redejus).

O presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, enalteceu a iniciativa. “Esse é um momento muito importante. Momento em que reunimos 14 entidades representativas das instituições do Estado do Rio Grande do Sul celebrando um acordo de convergência, de parceria. Nós temos que cada vez mais fomentar temas tão importantes, em especial dos direitos humanos”, destacou.

Foto 2 acordo.jpeg
Juíza Mariana Piccoli Lerina

Juíza Auxiliar da Vice-Presidência e coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4, Mariana Piccoli Lerina lembrou que o acordo de cooperação surgiu do diálogo numa rede de enfrentamento à violência contra a mulher. “O tema da violência contra a mulher e a questão de raça não acontece de forma pontual, na questão da violência doméstica, nas relações de trabalho. Nós temos todo um cenário onde ela se repete. E a gente pode promover esse diálogo. A ideia deste termo é que a gente tenha essa interlocução e esse intercâmbio de ações formativas e de ideias”, explicou.

Participantes da iniciativa:

Foto 3 público.jpegTribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

Tribunal de Justiça do Estado

Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul

foto 5 mesa.jpeg

Justiça Federal/Seção Judiciária do Rio Grande do Sul

Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul

Ministério Público Federal

Ministério Público do Estado

Ministério Público de Contas do Estado

Defensoria Pública do Estado

Defensoria Pública da União

Brigada Militar

Polícia Civil

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Eduardo Matos e imagens de Mateus Rocha (Secom TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista