Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/12/2023 16:40. Atualizada em: 14/12/2023 16:40.

TRT-4 integra projeto para promover Cultura da Paz no ambiente escolar, em Tramandaí

Visualizações: 66
Início do corpo da notícia.

Magistrados, professores, integrantes do projeto e alunos em frente ao Posto da JT em TramandaíEm parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) participou do projeto "Cultura da Paz no Ambiente Escolar - Solução Adequada de Conflitos em Escolas".

O encerramento foi nessa quarta-feira (13/12), com a formação de professores e 55 alunos dos 6º e 7º anos da Escola Jorge Enéas Sperb, do município de Tramandaí. Acompanhados da diretora da escola, Carine Motti, os estudantes participaram de uma simulação de resolução de conflitos no posto da Justiça do Trabalho do município e receberam um certificado de conclusão. 

A iniciativa tem o intuito de mediar e conciliar os conflitos existentes no ambiente escolar, restabelecendo as relações sociais por meio de práticas restaurativas e da disseminação da cultura da paz. O projeto foi coordenado pela juíza do Trabalho Ana Paula Kotlinsky Severino e contou a participação da desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc 2º Grau) do TRT-4. Ainda participaram da equipe do curso a educadora parental e advogada Juliana Alves Camargo e a diretora de Inovação da Ufrgs, Andrea Rehm.

Ao longo do projeto, foram realizados sete encontros semanais na escola, constituídos de palestras, vivências, exercícios e jogos. Foram desenvolvidos temas como introdução ao Living Peace; disciplina Positiva na escola e salas de aula; Inteligência emocional, funcionamento do cérebro e pausa positiva; bullying; escuta ativa; comunicação não violenta e mediação de conflitos.

O projeto teve o apoio da Prefeitura de Tramandaí e integrou a parceria do TRT-4 com a iniciativa Living Peace.

Living Peace

O TRT-4 é parceiro do Living Peace, que tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida. Busca desenvolver uma boa prática pedagógica que possa ser utilizada em diferentes lugares e contextos; desenvolver as competências de cidadania ativa e democrática, por meio da valorização de uma educação intercultural e para a paz; ampliar a consciência dos próprios direitos e deveres; desenvolver o respeito às diferenças e o diálogo entre as culturas; ampliar a capacidade de trabalhar em grupo, planejar e agir juntos; potencializar as habilidades criativas e melhorar a aprendizagem; e melhorar as relações entre educadores e educandos.

Até hoje, mais de 1,7 mil escolas e grupos estiveram envolvidos no projeto e mais de 1 milhão de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo foram alcançados pelas suas iniciativas.

O Living Peace trabalha para reforçar as colaborações e cooperar com tantas outras iniciativas existentes no mundo para a construção de uma “rede” de paz que abrace toda a terra. O Living Peace pode ser considerado uma plataforma: são mais de 80 organizações internacionais em sinergia com o projeto, compartilhando iniciativas e ações de paz que são propostas às respectivas redes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
Institucionalconciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista