Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/11/2023 18:50. Atualizada em: 09/11/2023 13:09.

IntegraTRT: Em visita a Novo Hamburgo, presidente Francisco Rossal reforça importância das negociações para que conflitos não se estendam na Justiça do Trabalho

Visualizações: 75
Início do corpo da notícia.
Rossal na VT.jfif
Rossal com magistrados e servidores do Foro de NH

A comitiva do projeto IntegraTRT, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), chegou ao 43º município gaúcho. Liderados pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve na terça–feira (07/11), em Novo Hamburgo. O Foro da cidade possui cinco varas.

Veja aqui as fotos das atividades em Novo HamburgoAbre em nova aba

Nesta etapa, acompanharam o desembargador Rossal: o secretário-geral da Presidência substituto, Christiano Augusto Seckler de Oliveira, e a assessora da Presidência Luísa Helena Macuglia.

Ao longo dos últimos dois anos, o IntegraTRT percorreu o Estado para aproximar ainda mais o Tribunal das comunidades. O Rio Grande do Sul possui 65 unidades da Justiça do Trabalho, atendendo a todos os 497 municípios, sendo 55 com Varas do Trabalho e 10 com Postos Avançados.

Reunião com empresários

Rossal no Sindilojas.jfif
Reunião com empresários, no Sindilojas/NH

O primeiro compromisso em Novo Hamburgo foi uma reunião com empresários da região, no Sindicato dos Lojistas da cidade (Sindilojas/NH). Rossal e equipe foram recebidos pelo presidente da entidade, Gerson Jacques Müller. O presidente explicou o projeto IntegraTRT, reforçando a importância dessa aproximação com as comunidades. Também tratou de terceirização, mediação e contribuição assistencial. O desembargador reforçou o papel da negociação para evitar que o conflito se prolongue.

“Os problemas de Novo Hamburgo são melhor resolvidos por quem é de Novo Hamburgo. E esse é o motivo da minha visita: fomentar o diálogo. Não se resolve problemas com conflitos. Se resolve com diálogo”, disse o presidente do TRT-4.

Gerson Jacques Müller comemorou essa aproximação do Tribunal das comunidades.

“O doutor Francisco, de uma maneira inteligente, que aborda as questões de uma maneira leve, agradável, conseguiu nos transmitir que a Justiça do Trabalho não é aquela Justiça que só cobra, aquela Justiça que está só fica em cima de problemas, mas também que se preocupa com as soluções”, observou o empresário.

Prefeitura

No segundo compromisso do dia, o presidente Francisco Rossal esteve na Prefeitura. Foi recebido pela procuradora-geral do Município, Fernanda Luft. O desembargador também reforçou a importância das negociações para evitar um grande número de reclamatórias trabalhistas envolvendo terceirizadas contratadas pelo poder público.

Rossal sozinho no Sindicomerciários.jfif
Desembargador Francisco Rossal

Fernanda Luft frisou que todos os poderes precisam andar juntos para um único objetivo: atender as demandas da sociedade.

“ A questão do Poder Judiciário no que se refere à área trabalhista tem todo um enfoque gigantesco em torno do município. Isso repercute na economia, no comércio. E a gente tem várias ações coletivas também dentro do próprio município, onde precisamos dessa interação com o Poder Judiciário. Então, é de extrema importância a proximidade com os órgãos, a proximidade dos juízes com a Prefeitura, para que a gente consiga o melhor para a coletividade”, destacou Fernanda.

Foro Trabalhista

A comitiva do projeto IntegraTRT seguiu percorrendo o município de Novo Hamburgo ao longo do dia. No terceiro compromisso, o bate-papo foi com magistrados e servidores do Foro Trabalhista da cidade.

“Cada um de vocês tem um papel fundamental dentro da Justiça do Trabalho. E eu estou aqui para agradecer o empenho de todos vocês e para reforçar a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade”, disse Rossal.

Advogados

Rossal na OAB.jfif
Reunião com advogados, na sede da OAB de NH

A quarta agenda foi na subseção de Novo Hamburgo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A comitiva foi recebida pelo presidente da entidade, Carlos Eduardo Braun. Rossal falou sobre o Juízo 100% Digital e sobre a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça. Também ouviu demandas dos advogados e agradeceu o empenho da OAB no movimento de manutenção do funcionamento de Varas do Trabalho no Estado que estavam ameaçadas de extinção.

“O presidente veio promover o diálogo, promover a integração entre os poderes. Veio ressaltar essa necessidade de trabalharmos em simbiose. A união entre os poderes, juntamente com a OAB, é fundamental para que possamos avançar conjuntamente”, disse o presidente da subseção, Carlos Eduardo Braun.

Trabalhadores

Rossal no Sindicomerciários.jfif
Reunião com trabalhadores, no Sindicomerciários/NH

No quinto e último compromisso da agenda, a comitiva se reuniu com trabalhadores, no Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Novo Hamburgo. A entidade abrange também as cidades de Campo Bom, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos.

“É importante que tenhamos sindicatos fortes, seja de trabalhadores, seja de empregadores”, afirmou Rossal.

A presidente do sindicato, Maria Cristina Silva Mendes, disse que é a primeira vez que um presidente de Tribunal visita a entidade.

“Foi extremamente importante e produtiva essa nossa reunião. Abriu o horizonte. Com certeza o nosso relacionamento e a nossa ideia que a gente tinha do Tribunal ficou muito melhor, evoluiu muito e foi fundamental a presença do desembargador Francisco aqui”.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalIntegraTRT
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista