Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/11/2023 11:46. Atualizada em: 07/11/2023 09:16.

Inscrições para 5º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-4 estão abertas

Visualizações: 68
Início do corpo da notícia.

Banner com informações do FórumAs inscrições para 5º Fórum Aberto de Educação Antirracista do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (RS) estão abertas. O evento acontece nos dias 8, 10 e 16 de novembro e é aberto ao público em geral. A programação terá atividades presenciais e on-line, com a participação de representantes da luta antirracista de diferentes áreas. 

Acesse aqui a página de inscrições

Caso tenha dúvidas para realizar a inscrição, consulte os tutoriais disponíveis abaixo:

Público do TRT4

Público externo

O Fórum é organizado pelo Comitê de Equidade e pelo Coletivo de Servidores Negros e Servidoras Negras do TRT-4, em parceria da Escola Judicial do Tribunal. Cada atividade tem uma data de inscrição, conforme a programação abaixo. 

Dia 8/11 – inscrições até as 12h do dia 7/11

14h: abertura

14h30 às 16h: Palestra “Consequências do tokenismo na saúde mental da pessoa negra e síndrome do negro único”.

Modalidade: presencial. 

Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à sede da EJud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar, Porto Alegre, RS).

Palestrantes:

- Alessandra Pio Silva: professora da UFRRJ, na cadeira de "Educação e Relações Étnico-Raciais na Escola". Mestra e doutora em educação pela UFRRJ, doutoranda em Psicologia Social na UFBA. Pesquisadora Líder do Grupo PERERE, com foco em trajetórias de estudantes negras/os, ações afirmativas e didáticas antirracistas.

- Irimara Gomes Peixoto: psicóloga formada pela UFRGS, psicanalista em formação pela Aprés Coup Porto Alegre e mestra em Women’s Gender and Sexuality studies na Georgia State University em Atlanta, EUA.

Dia 10/11 – inscrições até o dia 8/11

14h às 16h: Roda de Conversa On-Line “Token, eu!”. Relato de experiência dos/as palestrantes sobre como é ser uma personalidade negra com experiência reconhecida em sua área de atuação.

Modalidade: telepresencial pela plataforma Zoom. Após solicitar a inscrição para este encontro, os/as participantes receberão, por e-mail, o link de acesso à sala.

Expositores/as:

- Evanilda Souza de Santana Carvalho: enfermeira pela UEFS, mestre e doutora em Enfermagem pela UFBA e pós-doutorada no College of Nursing - University of South Carolina, Columbia - Estados Unidos. Atua na área de enfermagem e saúde coletiva, com estudos focados na experiência do adoecimento crônico e cuidado; estigma e discriminação e saúde de grupos em vulnerabilidade; saúde da população negra com ênfase na doença falciforme. Atualmente é docente da UFBa e UEFS e vice-reitora da UEFS gestão 2023-2027. 

- Guilherme Soares Dias: jornalista, empresário, consultor em diversidade e viajante. Fundador do Guia Negro, plataforma de turismo e representatividade. Idealizador da Caminhada São Paulo Negra e incentivador de caminhadas negras Brasil adentro. Autor do livro “Dias pela Estrada”. É colunista da Folha de São Paulo, apresentador de YouTube programa Guia Negro Entrevista e do podcast Afroturismo.

- Renato Cirilo Neves: gestor de restaurantes, formado em gastronomia e administração de empresas, pós-graduado em gestão financeira e controladoria. Atua como gerente executivo da Casa Camolese, professor da Le Cordon Bleu, consultor de negócios gastronômicos e coordenador da Associação Brasileira de Sommeliers. Melhor sommelier do Rio de Janeiro 2017 e 2019, melhor sommelier do Brasil 2021, 2022. Ex-morador da favela de Manguinhos, no subúrbio carioca, iniciou sua jornada aos 14 anos de idade vendendo frutas nos sinais de trânsito da cidade.

Dia 16/11 – inscrições até o dia 13/11

14h às 16h: palestra “Percursos Negros. A Trajetória Pessoal e Profissional de Negros e Negras de Destaque na Mídia Nacional”.

Palestrante: Lívia Sant'Anna Vaz, promotora de Justiça do MP-BA. Reconhecida, em 2020, como uma das Pessoas de Descendência Africana Mais Influentes do Mundo - Edição Lei e Justiça (Most Influential People of African Descent).

16h às 17h: encerramento e apresentação cultural “50 Tons de Pretas”.

17h às 17h30: coffee end.

Modalidade: presencial.

Local: Auditório Ruy Cirne Lima, junto à sede da EJud4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar, Porto Alegre, RS).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista