Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/10/2023 15:28. Atualizada em: 26/10/2023 15:45.

Semana Lixo Zero de Porto Alegre vai até sábado (28/10)

Visualizações: 53
Início do corpo da notícia.

Logo Semana Lixo ZeroAs atividades da 9ª Edição da Semana Lixo Zero Porto Alegre vão até sábado (28/10). O Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa), do qual o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) é integrante, vem promovendo uma série de atividades desde o dia 20 deste mês. O tema deste ano é “Porto Alegre Sem Lixo”.

A iniciativa tem como objetivo promover o debate e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis junto aos porto-alegrenses. Cidades lixo zero, consumo consciente, compostagem e reciclagem, hortas urbanas, alimentação saudável, economia circular e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são alguns dos temas da programação. 

De acordo com Paula Moletta, consultora e voluntária do Coletivo Lixo Zero Porto Alegre e uma das organizadoras do evento, a pauta Lixo Zero é abrangente, e as atividades deste ano, além de mobilizarem os cidadãos, também trazem visibilidade para o trabalho de quem se dedica diariamente a tornar as cidades mais sustentáveis como catadores e agricultores, por exemplo. 

“A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para que as pessoas, empresas e instituições possam aprender e compartilhar experiências sustentáveis. Geramos resíduos em todos os lugares e precisamos enxergar eles como um ativo, e não como um passivo. A conscientização é o primeiro e mais importante passo”, ressalta.

Confira o que ocorreu e o que ainda está programado:

20/10 - Ecotrilha na Unidade de Triagem da Vila Pinto - Houve visitação para conhecer o funcionamento do local, aprender sobre os diferentes tipos de resíduos e como são separados e entender a importância da reciclagem para o meio ambiente.

21/10 - Ecofeira - Realizada no Parque da Redenção, teve como objetivo tratar da destinação dos mais variados resíduos e comercialização de produtos ecológicos e sustentáveis. 

22/10 - Trilha de Reconhecimento Fauna e Flora de Porto Alegre no Parque Natural do Morro do Osso - O objetivo da atividade foi difundir conhecimentos sobre a flora nativa de onde vivemos e, assim, estimular a sensibilização para a preservação e restauração ambiental, de forma mais consciente e embasada.

27/10 - SESC Protásio Juntos por uma Porto Alegre Sem Lixo - o evento tem como objetivo conscientizar e engajar a comunidade em práticas sustentáveis para reduzir o desperdício e promover um estilo de vida mais sustentável. Ocorrerá às 9h, no SESC da Avenida Protásio Alves, 6220, Auditório João Daudt. O evento é aberto e gratuito com emissão de certificado.
Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/juntos-por-uma-porto-alegre-sem-lixo__2199201

28/10 - Miguel Veleda promove Águas - Será a partir das 15h. O evento “Águas na Orla” é um projeto de conscientização para a preservação das águas locais de Porto Alegre. Focado em trazer a atenção para o exagerado descarte incorreto dos resíduos no nosso dia-a-dia. O projeto faz parte das ações de sustentabilidade do “ÁGUAS” - álbum e projeto social do artista porto alegrense de Surf Groove Miguel Veleda, fechando com show “Miguel Veleda & Banda”, no Espartano da Pista e confraternização dos parceiros e demais envolvidos.

O Movimento Lixo Zero Porto Alegre

Fundado em 2014, o Movimento tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos. O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo

de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. Este ano, mais de 100 cidades estão promovendo a Semana Lixo Zero no Brasil, mobilizando os cidadãos com uma gama de ações grat

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-4) com informações do GISA
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista