Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/10/2023 18:01. Atualizada em: 26/10/2023 11:42.

TRT-4 entrega premiação do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas

Visualizações: 100
Início do corpo da notícia.

Foto principal do concursco cultural.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou, nesta terça-feira (21/10), a cerimônia de premiação do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas. O evento ocorreu no Plenário Milton Varela Dutra, que foi decorado com balões coloridos, ao final entregues para as crianças.

Acesse o álbum de fotos do evento. Abre em nova aba

Os três primeiros colocados — aluno e professor orientador — de cada categoria receberam um tablet Samsung A7 e kits de material escolar e livros. Os alunos que ficaram entre a 4ª e 10ª colocação receberam uma menção honrosa e um kit de material escolar. Os professores que orientaram os trabalhos foram agraciados com certificado de destaque.

A aluna Pietra Pedruzi Flores recebeu uma distinção pela sua redação por contribuir para o debate da inclusão e do combate ao capacitismo, que é o preconceito contra as pessoas com deficiência. Sua professora recebeu um certificado com o destaque.

O concurso foi organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4.  Os desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz e Angela Rosi Almeida Chapper, os juízes Carolina Hostyn Gralha, Cacilda Ribeiro Isaacson, Luis Carlos Pinto Gastal, Carolina Cauduro Dias de Paiva e Mariana Picoli Lerina e os servidores Ana Cristina Duval Cruzeiro, Angélica Teixeira Freitas, Anita Cristina de Jesus, Martine D'Andrea de Medeiros, João Paulo Coledan, Vinicius Viana Borba de Souza Carneiro, Leni Fontoura Kuhn, Simone Tamiosso, Gabrielle de Lima Farah, Carlos Eduardo Rodrigues, Cristiano Post, Edison da Silva Rodrigues, Rudimar Mendes de Souza, Geraldo Tetour Fernandes e Paulo Ricardo Pereira fizeram parte da equipe que percorreu o Estado para divulgar a ação.

Veja aqui os vencedores em cada categoria Abre em nova aba

Magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuaram nas comissões julgadoras dos trabalhos também foram agraciados com um certificado de participação na atividade.

Foto do desembargador Alexandre Correa da Cruz.jpg
Desembargador Alexandre Corrêa da Cruz

Coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4, o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz parabenizou todos os envolvidos no concurso. Lembrou que teve a aprovação imediata do projeto quando tratou do assunto com o presidente do Tribunal, desembargador Francisco Rossal de Araújo. “Hoje estamos colhendo o êxito de todo esse trabalho que foi feito”, disse o desembargador Alexandre, que percorreu, junto com os demais integrantes do concurso, escolas do Estado para falar sobre direitos humanos e direito do trabalho.

A secretária estadual adjunta da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Caroline Conceição Moreira, enalteceu a iniciativa, classificando-a como fundamental por tratar de tema tão importante, que são os direitos humanos. “Para nós, enquanto Estado, é uma honra estar presenciando um evento que proporciona uma iniciativa que com certeza vai possibilitar que essas crianças que estão aqui tenham uma verdade diferente daquilo que é posto socialmente”, destacou Caroline.

Foto da secretária estadual adjunta da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Caroline Conceição Moreira_.jfif
Caroline Conceição Moreira

O subsecretário de Desenvolvimento da Secretaria Estadual da Educação, Lucas Carvalho, destacou a parceria entre o TRT-4 e a Seduc para a realização do concurso. “Sendo mais do que uma competição, foi um veículo para envolver a comunidade escolar nas temáticas dos direitos humanos, incluindo o combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e a todas as formas de discriminação no trabalho, sem deixar de chamar a atenção para a importância da aprendizagem para a capacitação profissional e o combate à evasão escolar dos estudante”, disse Carvalho.

Mais de sete mil estudantes do ensino fundamental e médio de dez escolas públicas da rede estadual participaram das atividades do projeto, que busca sensibilizar crianças, jovens, pais e professores sobre direitos humanos e direitos trabalhistas. As instituições de ensino foram indicadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Foram visitadas escolas dos municípios de Porto Alegre, Sant'Ana do Livramento, Pelotas, Piratini, Quaraí e Pedro Osório. A Seduc divide o Estado em seis regiões. Nessa primeira edição do concurso, foram selecionadas escolas das regiões de Porto Alegre, Pelotas e Sant'Ana do Livramento.

Foto subsecretário de Desenvolvimento da Secretaria Estadual da Educação Lucas Carvalho.jpg
Lucas Carvalho

Durante as visitas, os estudantes participaram de palestras sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho e noções básicas de direitos humanos. Também foram abordados os programas do Tribunal de “Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem” e “Trabalho Seguro”.

Para participar, os alunos tiveram de elaborar desenho ou texto de até 30 linhas sobre os seguintes temas: combate ao trabalho infantil; trabalho decente; combate a todas as formas de discriminação no trabalho; e segurança e saúde no trabalho. O concurso foi dividido em cinco categorias:

- Desenho: estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I;

Foto do público na cerimônia do concurso cultural.jpg- Desenho: estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I;

- Produção escrita: estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II;

- Produção escrita: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II;

- Produção escrita: estudantes do Ensino Médio.

Os trabalhos vencedores em cada uma das categorias podem ser vistos e acessados aqui, no hotsite do concurso.Abre em nova aba

Lista das escolas visitadas

Região de Pelotas

Escola Estadual de Ensino Médio Areal (Pelotas)

Escola Estadual de Educação Ponche Verde

Colégio Estadual Getúlio Vargas (Pedro Osório)

Região de Sant'Ana do Livramento

Colégio Estadual Alceu Wamosy (Livramento)

Instituto de Educação Estadual Professor Diehl (Quaraí)

Escola Estadual Professor Chaves (Livramento)

Região de Porto Alegre

Instituto Estadual Dom Diogo de Souza (POA)

Colégio Estadual Dr. Glicério Alves (POA)

Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro (POA)

Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião (POA)

Comissões Julgadoras

Os trabalhos inscritos nas cinco categorias da premiação foram avaliados pelas comissões julgadoras formadas por magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TRT-4. Fizeram parte das comissões a desembargadora Vania Cunha Mattos, as juízas Eliane Covolo Melgarejo, Cacilda Ribeiro Isaacson, Julieta Pinheiro Neta, Luciana Bohm Stahnke, Marcela Casanova Viana Arena, Milena Ody e Maria Teresa Vieira da Silva, os juízes Márcio Lima do Amaral e Rodrigo Machado Jahn, as servidoras Karina Xavier Holstein, Bruna Canavesi de Oliveira, Maria Adriana da Motta, Camila Centenaro Levandowski, Ana Feijó, Aline Silva Maciel, Isabel Maria Ribeiro Alice, Renata Xavier Corrêa, e os servidores José Americo Ilha de Quadros, Cícero da Silva Ferreira, Eduardo da Silva Cansian, Neurimar Caus, José Leandro Oliveira da Cruz, Márcio Roberto Fernandes Bandeira e Bruno Rodrigues da Silva. Foram suplentes nas comissões as servidoras Karina Bilher, Rosicler Lourenço, Anelise Helga Reichert Trindade, Jaqueline Fernandes e Kelli Cristina Lorenz. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Reinaldo Foltz
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalHorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista