Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/10/2023 13:37. Atualizada em: 24/10/2023 15:43.

18ª Semana da Conciliação acontece de 6 a 10 de novembro

Visualizações: 673
Início do corpo da notícia.

Banner com informações da XVIII Semana da ConciliaçãoTribunais de Justiça, do Trabalho e Federais preparam-se, em todo o país, para a XVIII Semana da Conciliação. Em 2023, o evento, que é realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anualmente desde 2006, acontecerá de 6 a 10 de novembro.

A edição deste ano trará o tema “Conciliação: a um passo da solução” e contará com mutirões de audiências de conciliação. As cortes pré-selecionam processos inscritos por cidadãos interessados em fazer acordos e intimam as partes envolvidas.

O principal foco da semana são as conciliações processuais, ou seja, casos que já tramitam na Justiça. No entanto, também há possibilidade de acordo antes de a demanda ser judicializada e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

Durante a Semana da Conciliação de 2022, 11.503 audiências foram realizadas pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) ou nas Câmaras de Conciliação/Mediação no país. A conciliação tem colaborado para dar maior eficiência e rapidez ao grande volume de processos judiciais em tramitação no Brasil. 

Ainda na Semana da Conciliação de 2022, 35.967 processos com sentenças e decisões terminativas homologatórias foram julgados nas Varas, Juizados Especiais e Turmas Recursais em todo o país.

Agende sua audiência na Justiça do Trabalho gaúcha

Os interessados em solicitar audiência na Justiça do Trabalho gaúcha durante a Semana podem inscrever seu processo neste formulário. Em caso de dúvidas, peça orientação da sua advogada ou advogado.

As audiências também podem ser solicitadas, pelas partes ou seus procuradores, na unidade judiciária em que tramita o processo, nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do 1º grau (Foros Trabalhistas de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul), ou, quando o processo já tramita na segunda instância, no Cejusc do 2º grau. Acesse aqui os contatos.

Não sendo possível a unidade agendar na pauta da Semana, a audiência será marcada para outra data breve.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações da Agência CNJ de Notícias
Tags que marcam a notícia:
conciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias