Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/10/2023 10:31. Atualizada em: 20/10/2023 10:43.

TRT-4 e outros tribunais instituem Rede Sul de Cooperação Judiciária

Visualizações: 76
Início do corpo da notícia.
Foto posada dos representantes das instituições signatárias do termo. Ao centro, a presidente do TJ/RS, desa. Iris Nogueira, exibe o documento.
Rede de cooperação envolve dez instituições

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e outras instituições formalizaram, nessa quinta-feira (19), a criação da “Rede Sul de Cooperação Judiciária”. O termo foi assinado durante congresso sobre o tema, realizado no Tribunal de Justiça do RS, em Porto Alegre.

Além do TRT-4, formam a rede os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região,  o Tribunal de Justiça Militar do RS, o Tribunal Regional Eleitoral do RS, a 1ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar, a 2ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar e a 3ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar.

Juiz Leandro Krebs
Juiz Leandro Krebs representou o TRT-4 na cerimônia

Regulamentada pela Resolução 350/2020 do CNJAbre em nova aba, a cooperação judiciária visa estabelecer mecanismos de integração entre os órgãos da Justiça para a realização de atividades administrativas e o exercício das funções jurisdicionais. Uma exemplo é o auxílio direto para o cumprimento de atos judiciais fora da esfera de competência do juízo requerente. 

Presente na solenidade, o juiz auxiliar da Corregedoria do TRT-4, Leandro Krebs Gonçalves, destacou que independentemente das competências de cada ramo do Judiciário, os caminhos se cruzam e o diálogo institucional é indispensável para a prestação jurisdicional.

O “I Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária: Estudo de Casos e Mecanismos de Integração Nacional” prossegue nesta sexta-feira (20), com painéis e debates sobre vários temas de interesse comum entre as Cortes. O evento é transmitido pelo YoutubeAbre em nova aba.

Leia mais sobre a criação da Rede Sul de Cooperação Judiciária, na matéria veiculada no site do TJRSAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom TRT4, com informações de Renato Sagrera (TJRS). Fotos de Juliano Verardi (TJRS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista