Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/09/2023 13:22. Atualizada em: 25/09/2023 13:54.

Divisão de Perícias do TRT-4 vai restaurar cartas e fotos danificadas nas enchentes no Vale do Taquari

Visualizações: 67
Início do corpo da notícia.

Foto de servidora do TRT-4 fazendo perícia em um documento.jfifA Divisão de Perícias Oficiais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) vai ajudar na restauração de documentos danificados pelas enchentes no Vale do Taquari. A iniciativa foi acertada em reunião com a Corregedoria do TRT-4 e as unidades das comunidades atingidas. Os servidores farão um trabalho de restauração ou de reprodução de toda e qualquer lembrança que seja em papel, com exceção de documentos oficiais, que podem ser obtidos por meio de segunda via.

É o caso, por exemplo, daquele desenho que o filho fez na escola, de fotos, certificados, cartas e convites que molharam, ficaram embarrados ou até mesmo rasgados com a cheia dos rios. O objetivo é tentar preservar as memórias das famílias que perderam quase tudo na tragédia.

O material poderá ser levado até as unidades da Justiça do Trabalho (JT) de Lajeado (Rua Paulo Frederico Schumacher, 115), Encantado (Rua Monsenhor Scalabrini, 1109), Estrela (Rua Pinheiro Machado, 285), Nova Prata (Rua Luiz Marafon, 1646) e Bento Gonçalves (Av. Presidente Costa e Silva, 261). Caixas e envelopes que o Tribunal já possui em seu almoxarifado foram levados para esses locais para acondicionamento desses itens. As pessoas podem procurar as unidades a partir desta segunda-feira (25). O serviço é totalmente gratuito. Ao entregar os documentos, basta fornecer algumas informações sobre eles e dados pessoais. O formulário preenchido servirá para controle do que chegar.

O passo seguinte será o envio do material para a Divisão de Perícias Oficiais, que fica em Porto Alegre. A unidade, em parceria com Memorial, fará o trabalho de restauração/reprodução. Cada caso será analisado individualmente e o dono do documento receberá um retorno sobre a viabilidade de recuperação e o prazo para realização do serviço.

Os itens poderão ser levados até as unidades da JT na forma como eles foram encontrados, sem a necessidade de limpeza dos mesmos. Primeiro será feita a higienização para depois seguir para restauração ou reconstrução, seja por meio digital ou físico.

O trabalho será centralizado no setor de Documentoscopia, com participação da área de Imagem e Vídeo, mas contará com o apoio de todos os servidores da Divisão de Perícias Oficiais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) - foto Banco de Imagens Depositphotos
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista