Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/08/2023 19:31. Atualizada em: 28/08/2023 19:31.

Unidades judiciárias do TRT-4 de cinco municípios passam por correição na primeira semana de agosto

Visualizações: 74
Início do corpo da notícia.
Foto da desembargadora desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti
Desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti

Sete Varas do Trabalho (VTs) e um Posto Avançado (PA) da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul passaram por correição ordinária em agosto. O trabalho foi liderado pela desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, vice-corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), corregedora em exercício. A magistrada esteve nas VTs de Soledade, Lagoa Vermelha e Vacaria, no Foro Trabalhista de Passo Fundo (que possui quatro VTs) e no PA de Marau (que está ligado ao Foro de Passo Fundo).

Também participaram das inspeções o assessor jurídico da Corregedoria, Leonel Barnasque Figueiró, e o assistente da Assessoria Jurídica da Corregedoria Eduardo Macalão Barbosa.

Cabe à Corregedoria, entre outros, levantar os dados estatísticos das unidades, analisando itens como produtividade e prazos médios, inspecionar os processos em tramitação, as pautas de audiências, examinar as atribuições das equipes de trabalho e as estratégias de gestão adotadas, além de conferir o cumprimento de metas e a regularidade de rotinas e procedimentos.

A desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti ressaltou a importância das correições ordinárias realizadas pela Corregedoria nas unidades judiciárias. Ela destacou que a visita aos locais de trabalho de magistrados e servidores oportuniza à Corregedoria desempenhar com mais precisão as atribuições de orientar e fiscalizar as varas trabalhistas, em prol do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, além de conhecer as demandas dos advogados e de representantes das comunidades locais.

"As inspeções realizadas em Soledade, Passo Fundo, Marau, Lagoa Vermelha e Vacaria foram exitosas, permitindo que se analisassem as particularidades de cada uma das unidades da Justiça do Trabalho existentes, bem como o seu desempenho ao longo dos últimos anos, tendo sido muito bem acolhida por magistradas, magistrados, servidoras, servidores e representantes das comunidades locais", destacou a desembargadora.

Passo Fundo

No dia dois de agosto, a inspeção ordinária foi realizada no Foro Trabalhista de Passo Fundo, que possui quatro VTs, a Direção do Foro e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A magistrada foi recebida pelos juízes titulares Cristiane Bueno Marinho (diretora do Foro), Marcelo Caon Pereira, Luciano Ricardo Cembranel e Odete Carlin; pelos juízes substitutos Evandro Luís Urnau e Cássia Ortolan Grazziotin; e pelos servidores Jones Gabriel Guedes, Cassiano Buhler, Gonçalo Lautert Moretto, Vilsomar Rizzatto, Elisabete de Oliveira Algarve, Mariana Moraes de Castilhos Gaspary, entre outros.

Marau

Também no dia dois de agosto, a inspeção ordinária foi realizada no PA de Marau, que é vinculado ao Foro Trabalhista de Passo Fundo. Na ocasião, a vice-corregedora foi recebida pelo juiz substituto Bruno Marcos Guarnieri, pela diretora do PA Maria Raquel Ebone, e pelos demais servidores da unidade. A magistrada esteve à disposição para conversar com partes, advogados, peritos e interessados em tratar questões relacionadas à VT. Laís recebeu a perita Carolina Ortolan Grazziotin, que buscava informações sobre atuação da Corregedoria Regional junto às unidades jurisdicionais da 4ª Região. Também compareceram o presidente da Subseção da OAB de Marau, Rafael Francisco Pastre, e da tesoureira da entidade no município, Damiane Marques Farias. Relataram o anseio da comunidade local para que o PA seja transformado em VT, em razão da movimentação processual apresentada.

Lagoa Vermelha

No dia três de agosto, foi a vez da VT de Lagoa Vermelha passar por correição ordinária. A desembargadora Laís foi recebida pela juíza titular Paula Silva Rovani Weiler, pela diretora de Secretaria Vera Lúcia de Oliveira e pelos demais servidores da unidade.

Soledade

No dia 1º de agosto, a correição foi realizada na VT de Soledade. A desembargadora Laís e sua equipe foram recebidos pelo juiz titular José Renato Stangler, pelo diretor de Secretaria Daniel Cristiano Fuman, e pelos demais servidores lotados na unidade. A magistrada esteve à disposição para conversar com partes, advogados, peritos e interessados em tratar questões relacionadas à VT. O vice-presidente da Seccional de Soledade da OAB/RS, Edilson Júnior dos Santos, se reuniu com a desembargadora e aproveitou para elogiar a celeridade na tramitação dos processos. Também pediu a disponibilização de cursos ministrados pelo TRT-4 para os advogados, especialmente quanto aos convênios para pesquisa patrimonial e ao uso do PJe. 

Vacaria

No dia quatro de agosto, a corregedora em exercício e sua equipe estiveram na VT de Vacaria. Foram recebidos pela diretora de Secretaria Maximilia Paim de Andrade Anzolin, e pelos demais servidores da unidade. O juiz titular Marcelo Papaléo de Souza encontra-se convocado para atuação no TRT-4, em regime de auxílio ao gabinete do desembargador João Alfredo Borges Antunes de Miranda. A juíza substituta designada em atuação na unidade, Adriana Ledur, requereu e teve sua dispensa de comparecimento autorizada pela corregedora em exercício para frequentar curso na Escola Judicial do TRT-4 no dia da correição. Laís esteve à disposição das partes, dos advogados, dos peritos e dos interessados para tratar de questões referentes à VT. A desembargadora concedeu entrevista à imprensa local na ocasião.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucionalcorregedoriacorreição
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista