Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/08/2023 15:07. Atualizada em: 17/08/2023 15:15.

Estudantes de Direito da Faculdade Atitus participam de visita guiada do TRT-4

Visualizações: 81
Início do corpo da notícia.
Professora e alunos no Salão Nobre da Presidência do TRT-4
Estudantes e professora no Salão Nobre da Presidência do TRT-4 

Estudantes de Direito da Faculdade Atitus, de Porto Alegre, puderem conhecer melhor as atividades da Justiça do Trabalho gaúcha. Os graduandos participaram de uma visita guiada ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região nessa quarta-feira (17/8). Suspensas durante a pandemia, as visitações foram retomadas no final de julho. 

Acesse o álbum de fotos da visita.

A iniciativa busca aproximar a Justiça do Trabalho de estudantes e entidades interessadas em conhecer o seu funcionamento. O público típico são acadêmicos de Direito, que são recebidos pelo Cerimonial e conduzidos pelas instalações do Tribunal. A visita consiste no acompanhamento de Sessões de Julgamento e palestras sobre a organização e o funcionamento da Justiça do Trabalho.

Os estudantes acompanharam sessões da 1ª e 4ª turmas do TRT-4. Posteriormente, o assessor da Presidência do TRT-4, Christiano Seckler de Oliveira, detalhou o funcionamento da Justiça do Trabalho. O servidor explicou todas as fases que envolvem a tramitação de uma ação trabalhista e detalhou o funcionamento jurídico e administrativo do Tribunal. Também apontou a importância do Tribunal para a solução pacífica de conflitos trabalhistas por meio de mediações e conciliações.

Christiano e Neli.JPG
Servidores Neli e Christiano

Mais de 30% das ações na Justiça do Trabalho gaúcha envolvem verbas rescisórias de trabalhadores e cerca de 40% dos conflitos são resolvidos por meio de conciliações, destacou Oliveira. Na oportunidade, os estudantes também assistiram vídeos institucionais sobre a atuação do TRT-4.

Experiência importante

Para a professora da cadeira Prática Jurídica 2 e Prática do Trabalho, Karina Socal Cervo, as visitas guiadas são uma iniciativa “extremamente importante para os acadêmicos do curso de Direito, porque aproxima o estudo, a parte teórica, da prática”. Além disso, pontuou, desmistifica a visão da instituição, permite um contato mais direto e mostra os bastidores da Justiça. “Vimos não só o aspecto físico do prédio, da estrutura, mas o aspecto humano, dos servidores, do papel que é feito aqui. Eles terem assistido sustentações orais com boas defesas e depois terem tido essa acolhida, toda essa explicação, é aproximar a prática da teoria”, afirmou a docente.

A estudante Michele Benetti Castanho disse estar emocionada com a visitação. “A gente está esperando há mais de um semestre. Surpreendente a forma como é a estrutura. A gente tem uma ideia diferente, né? A relação de trabalho é muito importante para o ser humano. É uma relação longa. E quanto mais a gente tem conhecimento do que podem ser os direitos e o que não, acho muito bom que a gente converse, que a gente entenda isso e que todo mundo da sociedade também tenha essa visão”, avaliou.

O estudante Lucas Fraga Teixeira também elogiou a iniciativa do Tribunal e agradeceu pela experiência. “Sequer passava pela minha cabeça, um dia talvez, atuar no Direito do Trabalho, mas depois dessa visita eu tive uma mudança de percepção. Gostei muito do ambiente de trabalho, dos servidores que aqui nos receberam. Como profissionais do Direito só precisamos continuar trabalhando para poder sanar todos os processos que estão tramitando, sempre com maior êxito possível. Tenho somente agradecimentos a tudo que vivemos hoje”.

Visita Plenário.JPG
Estudantes e professora no Plenário do TRT-4

A visita foi guiada pela servidora Neli Sortica, da Divisão de Cerimonial e Eventos, e concluída no Plenário do TRT-4. Também participaram as estudantes Bruna de Souza Rocha, Mirela Frois, Célia Arigoni Canestrini e Eduarda Casalini.  

Mais informações sobre visitas guiadas podem ser obtidas junto ao Cerimonial do TRT-4, pelo telefone (51) 3255.2085 ou pelo e-mail cerimonial@trt4.jus.br.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4). Fotos: Guilherme Castilhos
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista