TRT-RS participa de livro que retrata a reconstrução do Estado após a enchente histórica de 2024

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) é uma das instituições que integram a publicação “Nasce um Novo Rio Grande do Sul”, lançada na quarta-feira (7/5), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
A obra, de autoria do fotógrafo Leonid Streliaev, destaca iniciativas e reflexões que simbolizam a reconstrução do Estado após as enchentes de 2024, reunindo imagens e depoimentos de representantes de diversos setores da sociedade gaúcha.
O vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, esteve no lançamento e sessão de autógrafos.

Com curadoria editorial do jornalista Tulio Milman, o livro propõe um olhar esperançoso e plural sobre o futuro do Rio Grande do Sul, valorizando a inovação, a solidariedade e o esforço coletivo.
O conteúdo busca captar a força das instituições, dos trabalhadores e das comunidades que atuam na recuperação do Estado, traçando um retrato sensível e contemporâneo do povo gaúcho.
Justiça do Trabalho
A participação do TRT-RS está registrada em quatro páginas da publicação, incluindo um artigo do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Martins Costa, e ações do da Justiça do Trabalho gaúcha, mesclando textos e imagens.

No artigo, intitulado “O Futuro do Trabalho no Rio Grande do Sul”, Martins Costa diz que a reconstrução do Estado está intimamente ligada à qualidade das relações de trabalho.
Para ele, a centralidade do trabalho na vida das pessoas e a valorização social das atividades econômicas são pilares para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O artigo também ressalta que o respeito ao trabalho, como direito fundamental e expressão da dignidade humana, deve orientar as políticas públicas e empresariais na reconstrução do RS.

A seção dedicada ao TRT-RS também apresenta duas iniciativas do Tribunal em 2024.
A primeira delas é o sistema Galileu, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal, que otimiza a produção de minutas de sentenças e contribui para a eficiência do Judiciário trabalhista.
A solução tecnológica, que preserva a análise humana nas decisões, está em processo de nacionalização pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e já foi objeto de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para ampliação de seu uso em outros tribunais do país.

Outra ação de destaque é o projeto de recuperação dos processos físicos atingidos pelas enchentes, considerado o maior já realizado pelo Tribunal em termos de preservação documental.
A iniciativa envolve a higienização, desinfecção, secagem e digitalização de cerca de um milhão de processos, inclusive volumes históricos reconhecidos pela Unesco com o selo “Memória do Mundo”.
Além de sua importância patrimonial e jurídica, o projeto também promove a inclusão: 49 trabalhadores com surdez integram a equipe de digitalização dos documentos.
Nos exemplares destinados ao TRT-RS, a obra possui sobrecapa com informações sobre a Justiça do Trabalho no RS.
Cerimônia
O livro de Leonid foi apresentado ao público durante o encerramento da conferência “RS Mais Forte: Um Ano Após As Enchentes no RS”, promovida também no Instituto Caldeira.
O evento reuniu autoridades, lideranças sociais, empresários e artistas que, assim como a obra, buscam refletir sobre os caminhos de reconstrução do Estado. O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve presente.
Além do apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, o livro conta com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas.
Após o lançamento, “Nasce um Novo Rio Grande do Sul” estará disponível em livrarias e poderá ser encomendado diretamente com a editora.