Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/08/2023 17:38. Atualizada em: 18/08/2023 08:40.

Projeto IntegraTRT chega ao 40º município do Rio Grande do Sul

Visualizações: 73
Início do corpo da notícia.
Foto de servidores e magistrados com Rossal em frente ao Foro de Viamão
Magistrados e servidores na VT de Viamão

A comitiva do projeto IntegraTRT, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), chegou ao 40º município gaúcho. Liderados pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve na quarta-feira (16), em Viamão. A Vara do Trabalho do município é a de maior movimento processual do Estado. Em 2023 (até 13/8), foram protocolados 841 processos novos. E, no mesmo período, 994 foram julgados em primeira instância.

Confira aqui o álbum de fotos. 

Nesta etapa, acompanharam o desembargador Rossal: a desembargadora Maria Madalena Telesca, vice-ouvidora do TRT-4; os juízes do trabalho da cidade, Patrícia Dornelles Peressutti (titular) e Matheus Brandão Moraes (substituto); a diretora-geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis; o secretário-geral da Presidência, Adolfo Marques Pereira; e a assessora da Presidência Luísa Helena Macuglia.

O IntegraTRT tem percorrido o Estado para aproximar ainda mais o Tribunal das comunidades. O objetivo é visitar todas as cidades onde há varas do trabalho. O Rio Grande do Sul possui 65 unidades da Justiça do Trabalho, atendendo a todos os 497 municípios, sendo 55 com Varas do Trabalho e 10 com Postos Avançados.

Prefeitura e Câmara de Vereadores

Foto da mesa de reunião na Prefeitura de ViamãoA primeira parada da visita a Viamão foi na Prefeitura. Rossal se reuniu com o prefeito, Nilton Magalhães, e o presidente da Câmara de Vereadores, André Gutierres. O presidente detalhou o projeto IntegraTRT aos gestores do Executivo e Legislativo. Também tratou de temas como terceirização e mediações.

“O Tribunal tem um setor de mediação que busca evitar que as divergências entre trabalhadores e empregadores sejam judicializadas. Durante a pandemia, fizemos mediações importantes, que ajudaram a manter empregos e evitar greves”, destacou Rossal.

Foto do prefeito de Viamão
Prefeito Nilton Magalhães

Para o prefeito Nilton Magalhães, a aproximação do Tribunal das comunidades é importante para toda a sociedade.

“Temos que valorizar as relações entre trabalhadores e empresários. E entre as instituições. Essa união faz com que a gente consiga diminuir os problemas, os ruídos, por meio das mediações, por exemplo”, destacou Magalhães.

O presidente da Câmara de Vereadores, André Gutierres, enalteceu a harmonia entre os poderes.

“Até para dirimir dúvidas, ter mais proximidade para resolução de problemas da nossa sociedade, que são comuns entre os poderes”, disse o vereador.

Advogados

Rossal palestrando na OABNo segundo compromisso do dia do projeto IntegraTRT em Viamão, Rossal se reuniu com advogados. A comitiva foi recebida pelo presidente da OAB da cidade, Juliano Sampaio Gonçalves. O presidente do TRT-4 começou agradecendo o apoio da OAB para manter em funcionamento varas do trabalho no Estado que poderiam ser extintas.

“O objetivo da nossa aproximação é incentivar o diálogo local”, destacou Rossal sobre o projeto IntegraTRT.

Foto do presidente da OAB de Viamão
Pres. da OAB de Viamão Juliano Gonçalves

Para o presidente da OAB de Viamão, Juliano Sampaio Gonçalves, é fundamental que a Justiça esteja sempre próxima da comunidade.

“Em particular a Justiça do Trabalho, que eu entendo como a Justiça mais democrática, é fundamental que ela escute empresários, empregados e a advocacia”, ressaltou Gonçalves.

Vara do Trabalho

Foto Rossal conversando com mais servidores e magistrados na Vara de VIamãoA comitiva do projeto IntegraTRT seguiu percorrendo o município de Viamão. No terceiro compromisso do dia, o bate-papo foi com magistrados e servidores da Vara do Trabalho da cidade.

“Eu quero agradecer pelo empenho de todos em cada uma das funções aqui executadas. Vocês são a Justiça do Trabalho aqui em Viamão e podem contar sempre com o Tribunal para o que for preciso”, destacou o desembargador.

Para o diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Viamão, Vicente Augusto Lorenz, a conversa do presidente com as unidades do interior valoriza cada um dos servidores.

“Nem sempre a gente tem esse contato próximo para apresentar as nossas demandas, a nossa realidade. Até porque o nosso Estado é muito grande e cada região apresenta realidades distintas. E essa visita é importante também para a Administração para que conheça o Tribunal como um todo”, disse Lorenz.

Na mesma linha, destacou a juíza titular da Vara do Trabalho da cidade, Patrícia Dornelles Peressutti:

“A visita é importante não só para comunicação, diálogo, aproximação entre as instituições, mas também pelo sentimento que gera de acolhimento, de respeito. Todos nós nos sentimos ainda mais valorizados”, observou Patrícia.

Empresários

Foto de Rossal palestrando na CDL com público aparecendoA quarta agenda em Viamão foi uma reunião com empresários da região. A conversa organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade ocorreu na sede do Sesc do município. Rossal aproveitou para informar alguns números da Justiça do Trabalho.

“Nós distribuímos R$ 2,1 bilhões em 2023 aos trabalhadores que tiveram direitos reconhecidos em ações judiciais. No ano passado, R$ 4,3 bilhões. E esse dinheiro recebido por eles acaba voltando aos próprios empresários, já que é usado pelo trabalhador para compras”, disse Rossal, se referindo a parte do balanço dos trabalhos do TRT-4.

O presidente da CDL Viamão, Cristiano Arceno, agradeceu a forma simples, humilde e completa do presidente do TRT-4 de explicar algumas questões relacionadas à Justiça do Trabalho.

“Foi uma visita muito importante. A gente pôde entender a realidade da Justiça do Trabalho que até então a gente não conhecia. Serviu para desmistificar algumas questões sobre processos trabalhistas”, sustentou Arceno.

Trabalhadores

Foto de Rossal palestrando no SindicomerciáriosNo quinto e último compromisso do projeto IntegraTRT em Viamão, a comitiva se reuniu com trabalhadores, no Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários). A entidade atende a categoria em Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Magistério, Mostardas, Palmares do Sul, Quintão, Tavares e Viamão.

“É melhor que as questões de Viamão sejam resolvidas em Viamão. É vocês, que vivem aqui, que podem achar a melhor solução”, disse Rossal, numa referência à importância dos acordos entre as partes para resolução de conflitos.

Foto do presidente do Sindicomerciários
Presidente do Sindicomerciários

O presidente do Sindicomerciários de Viamão, Paulo Fernando Pinto Ferreira, destacou a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade.

“O Tribunal Regional do Trabalho presente hoje em Viamão foi uma alegria e uma satisfação para todos nós trabalhadores. Nós defendemos a Justiça do Trabalho, que ela siga sendo uma Justiça para todos”, destacou Ferreira.

Projeto IntegraTRT

O projeto IntegraTRT tem o objetivo de visitar até o fim de 2023 os 55 municípios gaúchos onde há Varas do Trabalho no Rio Grande do Sul. Até o momento, já foram 40.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
InstitucionalIntegraTRT
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista