Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 10/08/2023 18:48. Atualizada em: 10/08/2023 18:48.

Com mediação do TRT-4, enfermeiros e hospitais de Porto Alegre fecham acordo sobre convenção coletiva

Visualizações: 658
Início do corpo da notícia.

Foto da mesa de negociaçãoEnfermeiros e hospitais de Porto Alegre fecharam acordo sobre a convenção coletiva da categoria. A oficialização ocorreu nesta quinta-feira (10) em sessão de mediação, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), conduzida pelo vice-presidente, desembargador Ricardo Martins Costa. Estiveram presentes representantes do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs) e do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

Entre os itens acordados, está a manutenção das cláusulas sociais no período de 2023 a 2025. Também foi acertado reajuste salarial de 3,95% para este ano, retroativo a data-base que é maio. Além disso, os enfermeiros vão receber um abono indenizatório de R$1 mil neste ano.

“Chegamos a um bom resultado. Teve um amplo reconhecimento por parte da categoria que votou de forma favorável na assembleia. É o resultado de um amadurecimento da relação entre as partes”, destaca Pedro Henrique Fante Jacobi.

“Nós fizemos uma negociação em que a gente resolveu não só a negociação de 2023/2024, mas também um pedido de retroatividade. Em que pese a negociação tenha sido somente a partir de agora, teve um conflito de quatro anos que nós conseguimos na mesa do Tribunal achar uma solução”, avalia Benôni Canellas Rossi, advogado do Sindihospa.

Pelo Ministério Público do Trabalho, esteve o procurador regional Marcelo Goulart. O subprocurador-geral do Trabalho, André Luís Spies, que é gaúcho, e fazia uma visita ao Tribunal, foi convidado pelo desembargador Martins Costa para acompanhar as mediações que ocorreram ao longo desta quinta-feira.

“Pra mim é uma satisfação. Eu trabalhei por muitos anos junto à SDC (Seção de Dissídios Coletivos) deste Tribunal, no início dos anos 2000. A gente vê com muita alegria como os advogados e as partes confiam no trabalho do Tribunal, que é um trabalho efetivo, que dá resultados”, destaca Spies.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
Mediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias