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Publicada em: 10/08/2023 11:02. Atualizada em: 10/08/2023 11:32.

Mais de sete mil alunos da rede pública estadual podem participar de concurso do TRT-4 sobre Direitos Humanos

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Crianças da Escola Rafaela Remião após a palestra
Crianças da Escola Rafaela Remião após a palestra
crianças
Alexandre 2
Alexandre 1
Crianças experimentam equipamentos de segurança no trabalho
Crianças experimentam equipamentos de segurança no trabalho
Jovens
Supervisora Patrícia fala da importância do concurso do TRT-4
Supervisora Patrícia fala da importância do concurso do TRT-4
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Mais de sete mil alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual podem participar do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas. Para promover a ação, magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) estiveram em dez escolas indicadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O objetivo é sensibilizar crianças, jovens, pais e professores sobre direitos humanos e direitos trabalhistas.

Foram visitadas escolas dos municípios de Porto Alegre, Sant'Ana do Livramento, Pelotas, Piratini, Quaraí e Pedro Osório. A Seduc divide o Estado em seis regiões. Nessa primeira edição do concurso, foram selecionadas escolas das regiões de Porto Alegre, Pelotas e Sant'Ana do Livramento.

Para participar, os alunos devem elaborar desenho ou texto de até 30 linhas sobre os seguintes temas: combate ao trabalho infantil, trabalho decente, combate a todas as formas de discriminação no trabalho e segurança e saúde no trabalho. São cinco categorias:

- Desenho: estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I;
- Desenho: estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I;
- Produção escrita: estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II;
- Produção escrita: estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II;
- Produção escrita: estudantes do Ensino Médio.

As escolas selecionadas poderão inscrever até 100 trabalhos, sendo 20 em cada uma das cinco categorias. Os três primeiros colocados - aluno e professor orientador - de cada categoria ganharão um tablet Samsung A7, além de kits de material escolar e livros. Os trabalhos podem ser enviados até 1º de setembro e os vencedores serão premiados em cerimônia a ser realizada em outubro, no TRT-4.


Escola Rafaela Remião


A Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, foi a última unidade a ser visitada por magistrados e servidores do TRT-4, nessa terça-feira (8/8). A instituição possui mais de mil alunos.


Ao chegar nas escolas, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho conversam inicialmente com professores para apresentar e detalhar o concurso cultural. Camisetas, panfletos e livros sobre temas ligados aos Direitos Humanos são distribuídos. Assuntos como aprendizagem profissional, trabalho seguro, trabalho infantil e trabalho escravo são debatidos num formato de palestras com os alunos de forma acessível. As turmas são divididas para acompanhar as palestras em grupos de cerca de 200 alunos por vez.


No turno da manhã, coube ao juiz e presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do RS (Amatra IV), Márcio Lima do Amaral, abordar os temas propostos pelo concurso. À tarde, as palestras ficaram a cargo do desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4.


Desembargador Alexandre fala sobre DH no âmbito da JT
Desembargador Alexandre palestra sobre DH no âmbito da JT
“A divulgação do 1º Concurso Cultural de Direitos Humanos da Justiça do Trabalho nas Escolas tem sido muito gratificante. Além do acolhimento carinhoso que recebemos em todas as escolas, os professores e alunos têm demonstrado um grande engajamento para trabalhar em aulas os temas propostos, relacionados aos direitos humanos no mundo do trabalho, tão caros para nós, da Justiça do Trabalho, e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", avaliou o desembargador.

Conforme o presidente da Amatra IV, a educação é uma pauta histórica da entidade. “Há quase duas décadas, pelo seu programa Trabalho, Justiça e Cidadania, a Associação dialoga com as comunidades escolares do Estado, levando uma série de informações sobre a Justiça do Trabalho. Atuar nessa iniciativa do TRT, que busca despertar a consciência sobre temas como o trabalho infantil, trabalho escravo e discriminação no ambiente laboral, entre outros, é muito positivo. Nos sentimos honrados em ser parceiros do Tribunal na atividade, que é muito bem recebida pelas instituições de ensino e seus alunos”, destacou Márcio Lima do Amaral.


Servidora Anita explica detalhes do concurso
Servidora Anita explica detalhes do concurso do TRT-4
Para a servidora Anita Cristina de Jesus, chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-4, “as visitas possibilitaram muitas interações entre a comunidade escolar, magistrados e servidores. Vimos professores e alunos muito engajados nas discussões sobre direitos humanos e empolgados em participar das atividades”.

Realidade e informalidade


A diretora da Escola Rafaela Remião, Célia Regina Guerra Apolônio, elogiou a iniciativa do TRT-4 e afirmou que os temas abordados dialogam com a realidade dos alunos e familiares, especialmente dos estudantes do ensino médio. Segundo ela, muitos desses alunos já trabalham. Boa parte na informalidade. Realidade que também atinge os pais dos estudantes, ressaltou a diretora. “A gente trabalha isso na escola. Mas quando vem alguém de fora, principalmente de um Tribunal Regional do Trabalho, a visão é diferente. A escola está maravilhada com as palestras. Os estudantes puderam tirar várias dúvidas e aprender mais sobre os seus direitos. Valeu a pena entrar no projeto”, disse.

Diretora da Escola fala da importância do concurso do TRT-4
Diretora Célia ressalta a importância da iniciativa da JT do RS
Para a professora Patrícia Costa, supervisora pedagógica da escola, a ação do Tribunal reforça e amplia o trabalho já desenvolvido na instituição, uma vez que o mundo do trabalho é um tema previsto no currículo e abordado junto aos alunos do ensino médio. Além disso, reforçou que muitos estudantes fazem estágio, trabalham como jovens aprendizes ou exercem atividades sem carteira de trabalho. “Então é muito importante que eles conheçam seus direitos. Temos uma comunidade onde é muito grande a quantidade de pessoas na informalidade. É essencial que eles saibam a quem e como recorrer quando necessário. E também é fundamental conscientizar as crianças desde cedo a almejar um futuro mais seguro, digno e melhor”, afirmou a docente.

Mais detalhes podem ser obtidos no
hotsite do concurso.


Lista das escolas visitadas


Região de Pelotas

Escola Estadual de Ensino Médio Areal (Pelotas) 
Escola Estadual de Educação Ponche Verde 
Colégio Estadual Getúlio Vargas (Pedro Osório) 

Região de Sant'Ana do Livramento

Colégio Estadual Alceu Wamosy (Livramento) 
Instituto de Educação Estadual Professor Diehl (Quaraí) 
Escola Estadual Professor Chaves (Livramento) 

Região de Porto Alegre

Instituto Estadual Dom Diogo de Souza (POA)
Colégio Estadual Dr. Glicério Alves (POA)
Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro (POA)
Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião (POA)

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Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
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