Publicada em: 28/07/2023 17:02. Atualizada em: 31/07/2023 12:22.
TRT-4 instala Pontos de Inclusão Digital para ampliar acesso à Justiça do Trabalho
Visualizações: 620
Início do corpo da notícia.

Para tanto, o TRT-4 firmou acordos de cooperação técnica com a Associação Vitória Ilha do Pavão e a Colônia de Pescadores e Aquicultures Z5, da Ilha da Pintada. O Tribunal é responsável pela instalação e manutenção dos Pontos, que passam a funcionar dentro das instalações das entidades parceiras.
O TRT-4 disponibilizou equipamentos como computadores, webcams, mesas e cadeiras, além de fornecer acesso à internet. O computador fornecido pelo Tribunal está conectado ao Balcão Virtual, que presta orientações e informações sobre os serviços da Justiça do Trabalho. A nova estrutura também prevê a realização de audiências por videoconferência. Dessa forma, a população local não precisa se deslocar até o Tribunal.
Boa parte dos moradores das ilhas da Pintada e do Pavão não têm computadores ou acesso à internet. Os PIDs contribuem para a inclusão digital e democratização da Justiça do Trabalho e atendem a Portaria nº 4.166/2023 do TRT-4.
Justiça para Todos
A iniciativa integra o programa Justiça para Todos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os tribunais a instalarem Pontos de Inclusão Digital para fortalecer o acesso à Justiça e garantir os direitos das pessoas excluídas digitais.
A estratégia nacional também está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas), com foco nos objetivos 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas).
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4). Foto: Assessoria de Otimização de Processos
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.