Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/07/2023 01:46. Atualizada em: 27/07/2023 01:46.

“Tão importante quanto gerar riqueza, é distribuí-la de forma justa”, diz Rossal em visita a Montenegro

Visualizações: 67
Início do corpo da notícia.
Madalena, Rossal, Ricardo e presidente da subseção da OAB
Madalena, Rossal, Martins Costa e adv. João Pedro Ferreira (OAB)

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou mais uma etapa do projeto IntegraTRT. Nessa quarta-feira (26), a comitiva liderada pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve em Montenegro, no Vale do Caí.  O município, que tem 63.624 habitantes, conforme o último Censo do IBGE (2022), possui uma Vara do Trabalho. Em 2023 (até 22/7), foram protocolados 545 processos novos. E, no mesmo período, 563 julgados em primeira instância.

Veja aqui todas as fotos da visita.Abre em nova aba

Nesta etapa, acompanharam o desembargador Rossal o vice-presidente, desembargador Ricardo Martins Costa, a vice-ouvidora do TRT-4, desembargadora Maria Madalena Telesca, a diretora-geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis, e os assessores da Presidência Luísa Helena Macuglia e Christiano Augusto Seckler de Oliveira.

Montenegro foi o 37º município gaúcho visitado pelo presidente, em um roteiro que compreende todas as cidades em que há Varas do Trabalho. O IntegraTRT tem percorrido o Estado para aproximar ainda mais o Tribunal das comunidades. O Rio Grande do Sul possui 65 unidades da Justiça do Trabalho, atendendo a todos os 497 municípios, sendo 55 com Varas do Trabalho e 10 com Postos Avançados.

Reunião na Prefeitura
Reunião na Prefeitura

Prefeitura

A primeira parada da visita a Montenegro foi na Prefeitura. O desembargador Rossal se reuniu com o prefeito Gustavo Zanatta, o vice  Cristiano Braatz e com o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Kinn da Silva.

Rossal detalhou o projeto IntegraTRT aos chefes do Executivo e Legislativo do município. Falou sobre negociações coletivas e contratos com terceirizadas.

“Fizemos 33 mediações durante a pandemia com empresas de ônibus. Também negociamos com hospitais. É fundamental que serviços importantes não sejam interrompidos. Por isso a importância da negociação”, disse o presidente.

Des. Rossal e juíza Ivanise
Des. Rossal e juíza Ivanise

O prefeito Gustavo Zanatta elogiou a iniciativa da atual Administração do Tribunal de percorrer o Estado, conversando com as comunidades. E também a de pensar na sociedade como um todo, e não somente nas partes dos processos.

“É importante essa iniciativa de estreitar os laços com a nossa comunidade. As portas estão sempre abertas para a Justiça do Trabalho no que for preciso”, disse Zanatta.

“É importante estarmos juntos e podendo debater assuntos importantes para o nosso município”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Felipe Kinn da Silva.

Reunião na OAB
Reunião na OAB

Advogados

No segundo compromisso em Montenegro, o presidente do TRT-4 se reuniu com advogados. A comitiva foi recebida pelo presidente da subseção OAB na cidade, João Pedro Ferreira. Assuntos de interesse comum dos advogados e do Tribunal foram tratados. Entre eles, o empenho do Regional em manter a segurança cibernética.

“Investimos milhões de reais em segurança do PJe (sistema usado pelo TRT-4). É fundamental para manter o funcionamento do sistema e evitar ataques hackers”, disse Rossal.

“Essa iniciativa do Tribunal é importante para quebrarmos o gelo, o distanciamento, às vezes, entre a sociedade e o Judiciário. E a vinda do presidente do TRT nos traz essa aproximação”, destacou Ferreira.

Comitiva do TRT-4 e equipe da VT de Montenegro
Comitiva do TRT-4 e equipe da VT de Montenegro

Visita à Vara do Trabalho

No terceiro compromisso do dia, o bate-papo foi com magistrados e servidores da Vara do Trabalho da cidade.

“Nós fizemos coisas boas para a sociedade. A gente faz justiça social. No semestre passado, tivemos aumento de produtividade dos nossos julgamentos, diminuímos o tempo de tramitação. Distribuímos no primeiro semestre R$ 2,1 bilhões aos trabalhadores que tiveram direitos reconhecidos”, disse Rossal. 

A juíza Ivanise Marilene Uhlig de Barros classificou como extremamente importante essa conversa pessoalmente com a Administração. “Essa proximidade, tanto com os servidores quanto com a comunidade, é muito importante. Essa valorização que traz para a Justiça do Trabalho é essencial. Está sendo muito gratificante que o Tribunal tenha vindo até nós”, destacou Ivanise.

Para a diretora da Secretaria, Joice Aparecida dos Santos Kreiss, a visita aos municípios prestigia as comunidades locais. “Traz para nós, servidores, uma valorização muito importante do nosso trabalho, do que é prestado em favor da comunidade como um todo”, disse Joice.

Reunião com sindicatos de trabalhadores
Reunião com sindicatos de trabalhadores

Sindicatos de Trabalhadores

Logo após, a comitiva do projeto IntegraTRT foi ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Montenegro.

“Trabalho não é mercadoria. Tão importante quanto criar riqueza, é distribuí-la de forma justa”, destacou o presidente do TRT-4 aos trabalhadores.

“Essa visita nos deslumbra para uma visão de companheirismo, de uma visão de construção. Para que nós possamos resolver, de imediato, situações de conflito por meio das mediações, por exemplo”, disse o presidente do Sindicato, Celestino Neto. 

Reunião com representantes de empresas da região
Reunião com representantes de empresas da região

Empresários

No quinto e último compromisso do dia, o presidente do Tribunal se reuniu com empresários da região na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI). 

“Eu preciso de um bom emprego para ter um bom trabalhador. E eu preciso de um bom trabalhador para ter uma empresa forte”, disse Rossal.

O presidente da ACI, João Batista Garcia Dias, classificou a reunião com Rossal como “um momento de conhecimento”.

“Porque o objetivo de todo mundo é trabalhar para o desenvolvimento do Estado. E um desenvolvimento que siga regras, que siga processos, que seja feito de uma forma correta. Então conhecer um pouco do processo do Tribunal Regional do Trabalho, para nós, é importante, até para entender bem esse trabalho no contexto geral”, disse o empresário.

Projeto IntegraTRT

O projeto IntegraTRT tem o objetivo de visitar até o fim de 2023 os 55 municípios gaúchos onde há Varas do Trabalho no Rio Grande do Sul. Até o momento já foram 37. A próxima sede visitada será Gravataí, em 1º de agosto.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Eduardo Matos e fotos de Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista