Planejamento estratégico: reunião destaca desempenho institucional, premiações e novos indicadores definidos pelo CSJT

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) promoveu, na terça-feira (29/4), mais uma edição da Reunião de Análise da Estratégia (RAE), com a presença de magistrados(as) e servidores(as) de diferentes unidades. O encontro foi conduzido pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa.
A reunião teve como objetivo avaliar os resultados institucionais alcançados em 2024 e apresentar as metas e indicadores definidos pelos Conselhos Superiores para 2025.
Os dados foram apresentados pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SeGGE), com destaque para as metas, indicadores, projetos estratégicos e premiações conquistadas pelo TRT-RS no último ano, sendo abordados, também, os dados do primeiro trimestre, comparativamente com os resultados obtidos no mesmo período de 2024.
Resultado das metas e indicadores e impactos das enchentes
Durante a reunião, foram analisados os resultados das metas nacionais do CNJ, dos indicadores definidos pelo CSJT e das metas locais para o ano de 2024.
A apresentação destacou que a análise desses resultados deve considerar os efeitos da enchente ocorrida no Estado no ano passado, que impactou diretamente os serviços judiciais e administrativos.
Metas nacionais para 2025
A RAE também abordou as metas nacionais definidas pelo CNJ para 2025. São elas: julgar mais processos do que os distribuídos; julgar os processos mais antigos; estimular a conciliação; reduzir a taxa de congestionamento líquida (exceto execuções fiscais); estimular a inovação no Poder Judiciário; e promover os direitos da criança e do adolescente.
A Justiça do Trabalho conta ainda com uma meta específica: promover a saúde de magistrados e servidores.
Novos indicadores para 2025
A SeGGE apresentou também os novos indicadores definidos pelo CSJT para este ano: satisfação dos usuários; ações integradas de comunicação social; divulgação da memória institucional; desempenho ambiental; capacitação em precedentes obrigatórios; efetividade das ações de melhoria da governança pública; conformidade com privacidade e proteção de dados.
Gestão de riscos
Na área de gestão de riscos, foram divulgados os resultados dos mapeamentos realizados em 2024 e definidos os processos de trabalho que serão priorizados em 2025.
Destaques e reconhecimentos
Também foram destacados reconhecimentos e premiações recebidos pelo TRT-RS em 2024: Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade (segundo ano consecutivo); pontuação máxima no Ranking da Transparência do Poder Judiciário; Projeto PANGEA finalista do Prêmio CONIP e vencedor do Prêmio Inovação do Poder Judiciário; 3º lugar em valores arrecadados entre TRTs de grande porte, por meio da Força-Tarefa GRIMPA; Selo Linguagem Simples - CNJ; seleção internacional do projeto “Arquipélago Digital”, apresentado em evento de inovação em Berlim, Alemanha, entre outros.
Presentes na reunião:
Desembargador Ricardo Martins Costa – Presidente do TRT-RS;
Desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti – Corregedora do TRT-RS;
Desembargador Fabiano Holz Beserra – Diretor da EJud-4;
Rodrigo Trindade de Souza – Juiz Auxiliar da Presidência;
Luciana Caringi Xavier – Juíza Auxiliar da Vice-Presidência
Daniel Souza de Nonohay – Juiz Auxiliar da Corregedoria;
Diogo de Seixas Grimberg – Secretário-Geral da Presidência;
Aldo da Silva Jardim – Secretário-Geral Judiciário;
Rejane Carvalho Donis – Diretora-Geral;
Bárbara Burgardt Casaletti – Diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
André Soares Farias – Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
Francisco Fetter Furtado – Chefe da Divisão de Estatística e Análise de Dados;
Jeferson Daniel de Matos – servidor da Segge;
Tatiana Patricia Krause – Chefe da Divisão de Gerenciamento de Riscos e Integridade.