Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/07/2023 16:11. Atualizada em: 21/07/2023 16:11.

IntegraTRT: presidente Rossal visita comunidade de Esteio

Visualizações: 68
Início do corpo da notícia.
Foto da comitiva do IntegraTRT com magistrados e servidores do Foro Trabalhista de Esteio
Comitiva do IntegraTRT com juízes e servidores de Esteio

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou mais uma etapa do projeto IntegraTRT. Na quinta-feira (20), a comitiva liderada pelo presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, esteve em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O município, que tem 76.137 habitantes, conforme o último Censo do IBGE (2022), possui duas varas do trabalho. Em 2023 (até 11/7), foram protocolados 524 processos novos. E, no mesmo período, 800 julgados em 1ª instância.

Confira aqui o álbum de fotos.

Nesta etapa, acompanharam o desembargador Rossal a vice-ouvidora do TRT-4, desembargadora Maria Madalena Telesca, a diretora-geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis, os assessores da Presidência Luisa Helena Macuglia e Christiano Augusto Seckler de Oliveira, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (AMATRA IV), juiz Márcio Lima do Amaral.

Esteio foi o 36º município gaúcho visitado pelo presidente, em um roteiro que compreende todas as cidades em que há varas do trabalho. O IntegraTRT tem percorrido o Estado para aproximar ainda mais o Tribunal das comunidades. O Rio Grande do Sul possui 65 unidades da Justiça do Trabalho, atendendo a todos os 497 municípios, sendo 55 com varas do trabalho e 10 com postos avançados.

Foto do presidente Francisco Rossal conversando com trabalhadores, em Esteio
Reunião com trabalhadores

A primeira parada foi no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio e Sapucaia do Sul, onde o presidente do TRT-4 conversou com trabalhadores de diversos ramos de atividades. Alguns empresários também estavam presentes. Entre os assuntos, Rossal falou sobre mediações coletivas pré-processuais, que é quando um desembargador do Tribunal medeia uma conversa entre trabalhadores e empresários para buscar a resolução de um conflito e evitar que o caso vire um processo trabalhista. Citou casos na área do transporte coletivo e da saúde.

“Estamos em 65 municípios com unidades e atendemos a todo o Estado. Nós conseguimos melhorar todos os nossos índices. Conseguimos julgar mais processos do que entraram. São dados atualizados”, ressaltou o desembargador.

Foto do presidente do sindicato dos trabalhadores discursando
Presidente do Siticom, José Sirlon Ribeiro

O presidente do Sindicato, José Sirlon Oliveira Ribeiro, classificou como histórica a visita de um presidente de Tribunal à entidade.

“Isso vai ficar para a história. Essa aproximação das entidades, das comunidades é algo que precisa ser destacado”, disse o dirigente sindical.

Foto da comitiva do IntegraTRT reunida com advogados e juízes
Reunião com advogados

O segundo compromisso em Esteio foi uma reunião com advogados. Rossal destacou os investimentos do Tribunal em tecnologia para dar maior segurança aos sistemas de informática do Regional e evitar ataques hackers. Também lembrou do apoio da OAB gaúcha para evitar o fechamento de varas do trabalho no Rio Grande do Sul.

Foto do presidente da OAB de Esteio
Dirigentes da OAB de Esteio

“A marca dessa gestão do TRT-4 combina muito com a gestão da OAB, que é de diálogo contínuo e uma criação de um ambiente em que todos criem uma aproximação. Isso é muito importante e a OAB tem total interesse de sempre estar em conjunto com a Justiça do Trabalho”, disse o presidente da OAB de Esteio, Willian Prass.

Foto da reunião com magistrados e servidores.jfif
Reunião com magistrados e servidores

Logo depois, a comitiva do IntegraTRT se reuniu com magistrados e servidores do Foro Trabalhista da cidade. Rossal detalhou o projeto que vem liderando para aproximar ainda mais o Tribunal das comunidades, e agradeceu o empenho de todos. Em relação a questões administrativas, falou sobre o orçamento do Tribunal e o concurso recém realizado. Também destacou os resultados do Foro Trabalhista nos julgamentos e acordos realizados. O juiz Giovane Brzostek destacou a importância de se buscar o acordo nas ações trabalhistas.

Fotos juízes de Esteio.jfif
Juízes Giovane (esquerda) e Mauricio (direita)

“A melhor decisão sempre vem das partes. É o trabalhador e a empresa, em comum acordo, é que vão achar esse melhor caminho para resolver o conflito. Mas, claro, nós juízes estamos sempre preparados para julgar se isso não ocorrer”, disse o magistrado, que estava acompanhado do juiz Mauricio Joel Zanotelli.

Foto reunião com prefeito e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Esteio.jfif
Reunião com prefeito e vice da Câmara Municipal

Na sequência, o presidente Rossal se reuniu com o prefeito Leonardo Pascoal, e com o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Francisco Alves. O principal tema da conversa foi as terceirizações no serviço público.

“Importante formar um grupo de trabalho sobre terceirizações. Isso pode ajudar os gestores públicos a entender melhor questões que ainda possam deixar dúvidas”, disse Rossal, sobre as contratações de empresas pelo poder público.

Foto do prefeito de Esteio e do desembargador Rossal.jfif
Prefeito de Esteio e presidente do TRT-4

“Eu acho que a gente também tem que costurar algum fluxo que nos ajude nisso. Também para resguardar os direitos dos trabalhadores”, disse o prefeito Leonardo Pascoal, se referindo a casos de empresas que abandonam contratos com o poder público e ficam devendo direitos trabalhistas aos empregados.

Foto vice da Câmara e prefeito de Esteio.jfif
Vice da Câmara (esquerda) e prefeito (direita)

Ao final da reunião, o vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Francisco Alves, enalteceu a iniciativa do TRT-4 de sair a campo para conversar com as comunidades.

“Para nós foi uma grata surpresa. Não imaginávamos que o Tribunal tem com o todo. Importante essa preocupação com o impacto social e não somente com o indivíduo”, disse o vereador.

Foto reunião com empresários.jfif
Reunião com empresários

A reunião com empresários da cidade encerrou o roteiro. Rossal foi recebido pela presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços (ACISE), Alice Grecchi, e diretores da entidade. O tema terceirização e boas práticas nas relações de trabalho predominaram na reunião.

“Essa visita foi muito importante, porque o desembargador esclareceu que o empresário pode ter junto à Justiça do Trabalho também uma forma de resolver os seus problemas. E não entender que a Justiça do Trabalho seja voltada exclusivamente para atendimento ao trabalhador”, disse Alice Grecchi.

Projeto IntegraTRT

O projeto IntegraTRT tem o objetivo de visitar até o fim de 2023 os 55 municípios gaúchos onde há varas do trabalho no Rio Grande do Sul. Até o momento já foram 36. A próxima sede visitada será Montenegro, ainda no mês de julho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) e imagens de Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
IntegraTRTInstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista