Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 10/07/2023 10:08. Atualizada em: 10/07/2023 10:08.

Greve em Caxias do Sul: revisado percentual de efetivo mínimo a ser cumprido nas UTIs por profissionais da enfermagem

Visualizações: 611
Início do corpo da notícia.
Foto de um estetoscópio em cima de uma prancheta com folhas.
Foto de um estetoscópio em cima de uma prancheta com folhas.

Nova decisão publicada na noite de sexta-feira (7) alterou o percentual de efetivo mínimo nas UTIs a ser cumprido pelos técnicos e auxiliares de enfermagem de Caxias do Sul durante a greve da categoria.

A determinação abrange o Hospital Pompeia e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central do município.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, reduziu de 100% para 80% o limite mínimo de força de trabalho nas unidades de terapia intensiva. Nos demais setores, o percentual permanece em 70%.

A alteração ocorreu após o magistrado analisar manifestação do Sindisaúde protocolada após a primeira liminar, publicada quinta-feiraAbre em nova aba. No despacho, Rossal reconhece que os dois estabelecimentos são centros de referência regional em atendimento pelo SUS.

"Por outro lado, considerando a necessidade de garantir efetividade à mobilização dos trabalhadores, especialmente por não se verificar aparente ilegalidade no movimento,entendo adequado redimensionar para 80% (oitenta por cento), limite mínimo do pedido liminar, o contingente de força de trabalho de técnicos e auxiliares de enfermagem exigível nas UTIs durante a greve, percentual que, neste caso, avalio ser suficiente para garantir a proteção da comunidade, em razão da essencialidade do serviço afetado pela paralisação, nos termos da Lei 7.783/1989", explicou.

Considerando a condição financeira do sindicato, o presidente também reduziu de R$ 5 mil para R$ 2 mil a multa diária em caso de descumprimento da liminar.

Veja aqui a íntegra da decisãoAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4). Foto: AlexLipa (Depositphotos)
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias