Vice-corregedora Laís Helena Nicotti entrega estudo sobre atualização de honorários periciais ao Coleprecor
A 5ª Reunião do Colégio de Presidentas, Presidentes, Corregedoras e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho em 2023 acontece nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/6), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
Pelo TRT-4 (RS), participam o vice-presidente Ricardo Martins Costa, a vice-corregedora Laís Helena Jaeger Nicotti, o juiz auxiliar Vice-Presidência, Rodrigo Trindade, o juiz auxiliar da Corregedoria, Leandro Krebs, e a secretária da Corregedoria, Paula Segobia da Rosa.
O tema dos honorários periciais na Justiça do Trabalho foi debatido amplamente na manhã deste primeiro dia da reunião. O assunto foi apresentado pelo desembargador José Luís Campos Xavier, presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais do TRT-1 (RJ).
Após o debate, a desembargadora Laís Helena Nicotti entregou à presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Carolina Zaina (TRT-9), um estudo técnico sobre os honorários periciais. O estudo foi elaborado pela Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho do RS, com apoio institucional da Corregedoria do TRT-4.
Tanto a palestra desta manhã quanto o estudo apresentado revelam preocupação a respeito da desatualização das tabelas de honorários periciais constantes nas resoluções do Poder Judiciário. Entende-se que a defasagem de valores pagos aos profissionais pode precarizar uma atividade que ao longo da história da Justiça do Trabalho tem se mostrado de excelência técnica.


