Evento na Fiergs debate os avanços e conquistas da octogenária CLT

O Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) promoveu nesta sexta-feira (16) o evento “80 anos da CLT - Passado, Presente e Futuro nas Relações de Trabalho”. O objetivo da atividade foi debater as conquistas e os avanços da CLT no Brasil.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, participou do segundo painel do evento, sobre as alterações no mundo do trabalho. O magistrado dividiu a mesa com o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula. A mediação foi do presidente da Satergs, advogado Luís Fernando Moreira.
Em sua fala, Rossal valorizou os fundamentos históricos da CLT, que estabelecem direitos sociais e objetivam distribuir riqueza, o que é fundamental para o desenvolvimento do país. Sobre o futuro, o magistrado salientou a importância da negociação coletiva. “Para nós pensarmos no Direito do Trabalho que realmente desenvolva relações de trabalho sadias e inclusivas, que abarque toda a diversidade de novas tecnologias, novas formas de trabalho e novos desafios demográficos, nós precisamos de diálogo social. Por isso a negociação coletiva segue sendo tão importante”, destacou o desembargador.
Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT-4, a desembargadora Luciane Cardoso Barzotto também foi painelista do evento. A magistrada participou da mesa intitulada “Solução extrajudicial de solução de conflitos”, ao lado do advogado André Jobim de Azevedo. A mediação do debate ficou a cargo do advogado Luciano Benetti, conselheiro do Contrab.
A Escola Judicial do TRT-4 foi parceira do evento, juntamente com a Academia Brasileira de Direito do Trabalho, a Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho, a OAB/RS, a UFRGS e a Satergs.