TRT-4 encaminha negociações entre metalúrgicos de São Jerônimo e Gerdau
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, conduziu, nesta terça-feira (23/5), mais uma sessão de mediação envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Jerônimo e a Gerdau S.A. As partes negociam acordo coletivo para a vigência de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2025.
Durante o encontro, realizado no prédio-sede do TRT-4, foram debatidos pontos que deverão constar no acordo coletivo. Os representantes da empresa se comprometeram a enviar uma minuta de proposta aos trabalhadores até esta sexta-feira (26/5).
Segundo o vice-presidente do Sindicato, José Luiz Castilho, as tratativas para o acordo iniciaram ainda em 2019 e começaram a ser mediadas pelo TRT-4 em 2021. Ele destacou a conversa produtiva e respeitosa entre as partes, especialmente para esclarecer “pontos sobre os quais pairavam dúvidas”. O dirigente afirmou que a audiência de conciliação permitiu avançar na direção de um acordo, mas que a proposta ainda será submetida aos trabalhadores em assembleia.
O vice-presidente Ricardo Martins Costa colocou o Tribunal à disposição caso haja necessidade de uma nova audiência de conciliação, a fim de contribuir para a pacificação social. O Ministério Público do Trabalho foi representado na sessão de mediação pelo procurador regional Cristiano Bocorny Corrêa.