Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/05/2023 16:05. Atualizada em: 16/05/2023 16:05.

Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho recebe prêmio no III Enam

Visualizações: 72
Início do corpo da notícia.

Prêmio Enam.jpgA Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra) foi a vencedora do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico, com o projeto "Bibliografia da História da Justiça do Trabalho: edição comemorativa dos 80 anos de justiça social no Brasil - 1ª e 2ª edições". O Prêmio foi concebido pelo Conselho Nacional de Justiça e entregue no encerramento do III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), na última sexta-feira (12/5), em Porto Alegre.

A publicação, que está em sua segunda edição, reúne referências bibliográficas sobre a história da justiça trabalhista desde os primórdios de sua implantação até o ano de 2021 e pretende ser uma fonte de informação para magistrados, professores, advogados, pesquisadores e toda a sociedade. Dentre as referências, é possível localizar livros e revistas dos acervos das bibliotecas de 22 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de obras publicadas em diversas plataformas digitais jurídicas.

A Bibliografia da História da Justiça do Trabalho foi idealizada pela bibliotecária Renyr Figuerêdo Corrêa, coordenadora da Biblioteca do TST. A publicação contou com o apoio da ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do ministro Maurício Godinho, então membro do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT).

A candidatura ao prêmio do CNJ foi sugestão da bibliotecária e chefe da biblioteca do TRT-10, Anastácia Freitas de Oliveira. Para ela, o prêmio é “fruto de um trabalho colaborativo muito grande e fortalece o trabalho da Rebijutra”. A publicação, aponta, “ressalta à população o papel da Justiça do Trabalho, que foi ameaçada tantas vezes e que sobreviveu 80 anos e vai sobreviver ainda mais”.

Para Adriana Sarmento, bibliotecária do TRT-4, a bibliografia funciona como um “mapa do tesouro” ao mostrar as referências dos materiais que tratam sobre a história da Justiça do Trabalho e em qual biblioteca os mesmos podem ser encontrados. “A diferença entre um livro velho e uma obra rara ou especial pode ser ínfima ou enorme. Um bibliotecário habilitado e capacitado pode distinguir essas diferenças. Este prêmio representa um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que se empenham na preservação da memória bibliográfica do Poder Judiciário”, salienta.

Presidente Francisco Rossal ao lado das bibliotecárias do TRT-4
Presidente Francisco Rossal ao lado das bibliotecárias do TRT-4

A bibliotecária Carla Teresinha Flores Torres, do TRT-4, afirma que a bibliografia é resultado de um “louvável esforço conjunto da Rede, realizado em um período repleto de desafios, no ápice da pandemia da Covid-19".

Já Norah Costa Burchardt, bibliotecária do TRT-4, afirma que a premiação mostra que “as bibliotecas também são espaços de memória, que reúnem, processam e guardam documentos que poderão ser utilizados por todos que têm interesse em conhecer a história da Justiça do Trabalho”.

A publicação está organizada por décadas e disposta em ordem alfabética. As duas edições estão disponíveis neste link.

Biblioteca do TRT-4

A Biblioteca da Escola Judicial do TRT-4 atuou como coordenadora e organizadora da 1ª edição da Bibliografia, em 2021. O espaço conta com a Coleção Antiqua, formada por obras especiais, raras, clássicas ou de autores consagrados. O acervo da Coleção Antiqua contém aproximadamente 2,5 mil itens (livros e fascículos de periódicos nacionais e internacionais) e serviu como importante fonte para a realização da publicação.

Aberta ao público, o espaço funciona no Prédio 3 do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432, bairro Menino Deus). O horário de atendimento é das 10h às 16h. Mais informações no site da Biblioteca ou pelo telefone (51) 3255-2589.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
memóriaEnamBibliotecasejud4
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista