Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/05/2023 16:39. Atualizada em: 11/05/2023 16:39.

TJM inaugura Espaço da Memória e realiza evento sobre casos históricos da justiça militar

Visualizações: 67
Início do corpo da notícia.
Imagem mostra participantes de uma roda de debates que abordou casos históricos do TJM.
 Roda de debate aborda casos históricos do TJM.

O final do primeiro dia do III Encontro Nacional da Memória do Judiciário foi marcado por atividades na sede do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul. Participantes do evento, realizado na cidade de Porto Alegre, prestigiaram a inauguração do Espaço da Memória da Justiça Militar Gaúcha e ainda acompanharam uma roda de debates acerca de renomados casos históricos da Corte.

O Espaço da Memória, localizado na entrada do TJM, passa a ser o ambiente físico dedicado a retratar essa dimensão histórica da Justiça Militar do Rio Grande do Sul que completa 175 anos de atuação neste 2023. Além de documentos e itens históricos, o local dispõe de um totem interativo onde é possível acompanhar, em formato digital, alguns dos processos e casos de repercussão pública nas últimas seis décadas, além de vídeo institucional que percorre a trajetória da JM no país, no estado, bem como detalha as suas atribuições.

Os participantes do ENAM que visitaram o Tribunal também puderam acompanhar a atividade Roda de Memória, que reuniu alguns integrantes da cena jurídica da justiça militar que atuaram em casos históricos como o episódio do Homem Errado, o Relógio dos 500 anos, o Roubo a Lojas, e o Caso Kiss. Com mediação do jornalista Humberto Trezzi, os promotores Maria Ignez Franco Santos e Sergio Nasi e a juíza de Direito Viviane de Freitas Pereira, relembraram aspectos peculiares desses episódios que marcaram a sociedade gaúcha.

O presidente do TJM realizou a fala de abertura da Roda de Memória. A atividade foi acompanhada ainda pelos ministros do Superior Tribunal Militar Leonardo Puntel e Pericles de Lima Queiroz, entre outras autoridades. Pelo TJM, participaram os desembargadores militares Paulo Roberto Mendes e Rodrigo Mohr. Ao final da agenda, os visitantes ainda ingressaram em um tour temático guiado por servidoras da casa, ocasião em que puderam conhecer outros ambientes administrativos e de dimensão histórica do Tribunal de Justiça Militar.

O III Enam prossegue até o dia 12 de maio na capital gaúcha. A programação do evento está disponível em https://sites.google.com/trt4.jus.br/enamAbre em nova aba

Conheça ainda o Portal da Memória do TJM em www.tjmrs.jus.br/memoriaAbre em nova abaAbre em nova aba 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Comunicação do TJM
Tags que marcam a notícia:
memóriaEnam
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista