Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/03/2023 11:43. Atualizada em: 22/02/2024 16:49.

Combate ao trabalho escravo: Presidente Francisco Rossal participa de seminário sobre o tema em Caxias do Sul

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.
Des. Francisco Rossal de Araújo, falando da tribuna.
Francisco Rossal destacou o papel da Justiça do Trabalho

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, participou, na sexta-feira (10), do seminário “Trabalho decente, SIM. Trabalho escravo, NÃO”. 

Realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o evento foi promovido pela CUT-RS e centrais sindicais, com o apoio de sindicatos de trabalhadores da região da serra gaúcha. O objetivo da atividade foi debater sobre a gravidade do trabalho análogo ao escravo e discutir soluções para combater o problema.

Em sua manifestação, o desembargador afirmou que o trabalho em condições análogas à escravidão retira o passado e o futuro das vítimas. Por isso, gera repulsa, e deve ser combatido não apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. “Temos responsabilidade como cidadãos e cidadãs para que esses fatos não se repitam”, sublinhou. 

Foto em ângulo aberto do evento
Evento realizado na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Conforme o presidente, a Justiça do Trabalho estará sempre presente para, junto com as demais instituições e a sociedade, eliminar esse tipo de atitude. “A Justiça do Trabalho se transformou, nos últimos tempos, como a última barreira de defesa dos direitos sociais. A instituição permanece representando os ideias de justiça social, que se resumem em uma frase: tão importante quanto criar a riqueza é distribuí-la de forma justa”, explicou.

Além de Rossal, também compuseram a mesa oficial do evento o senador Paulo Paim, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Rafael Foresti Pego, o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Caxias do Sul, Vanius Corte, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS), Guiomar Vidor, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli.

Mais informações sobre o seminário podem ser conferidas no site da CUT-RS.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
horizontetrabalho decente
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista