Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/03/2023 11:34. Atualizada em: 08/03/2023 12:04.

Dia da Mulher: número de gestoras no TRT-4 aumentou 48% em 2022

Visualizações: 60
Início do corpo da notícia.

Foto de uma mulher trabalhando em um notebookO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) registrou um expressivo aumento no número de mulheres em cargos de gestão, em 2022. No ano passado, o TRT-4 contabilizou 238 gestoras, ou seja, 47,3% de um total de 503 funções de gestão. O número representa um crescimento de 48% em relação a 2021, quando as mulheres gestoras eram 161.

Para a juíza Mariana Lerina, que coordena o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4, a ampliação é um importante reconhecimento de que as mulheres têm a capacidade de ocupar espaços com maior visibilidade, responsabilidade e remuneração no poder público e na sociedade. A magistrada aponta que os dados também impactam positivamente para a naturalização da presença das mulheres em cargos que, via de regra, são ocupados por homens.

Juíza Mariana Lerina
Juíza Mariana Lerina

Apesar do incremento, Mariana afirma que as gestoras e os gestores públicos devem atentar para uma administração cada vez mais plural, voltada às diferenças. “Vivemos em uma sociedade machista. Os espaços devem estar preparados para reconhecer as lideranças femininas. É uma questão de conscientização e qualificação”, destaca. 

Para ela, as mulheres ainda precisam enfrentar estereótipos, mesmo ocupando cargos de gestão. “As mulheres estão concentradas em áreas mais humanas e sociais, enquanto os homens têm uma presença maior em áreas como finanças e orçamento. É uma questão estrutural da sociedade”, pondera. Outro ponto, levanta Mariana, é que as mulheres ainda são vistas como responsáveis pelo cuidado da família. “Muitas servidoras gostariam de ocupar cargos de gestão, mas não têm disponibilidade”, analisa.

Rejane Donis (diretora-geral do TRT-4) e Des. Francisco Rossal
Rejane Donis (diretora-geral do TRT-4) e Des. Francisco Rossal

Conforme o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, o dado mostra que o discurso em prol da igualdade de gênero é colocado em prática na instituição. “Acredito ser papel de um Tribunal Regional do Trabalho dar exemplo em termos de igualdade entre homens e mulheres, que é o grande objetivo da comemoração desta data. Estamos muito orgulhosos deste equilíbrio”, destaca.

Dados de 2022 da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do TRT-4 também mostram paridade no preenchimento de cargos entre mulheres e homens. Ao todo, são 3.074 servidores, dos quais 1.609 homens (52,3%) e 1.465 mulheres (47,7%). De um total de 284 magistrados, 141 são mulheres (49,6%) e 143 (50,4%) homens. As mulheres representam a maior parte dos 59 estagiários, com 35 vagas (59,3%), enquanto os homens ocupam 24 postos (40,7%).

Por outro lado, permanece baixo o número de mulheres que se identificam como negras, pardas e amarelas. Há 42 servidoras identificadas como negras, 38 pardas e quatro amarelas. Entre as magistradas, três se declaram pardas. Não há juíza ou desembargadora identificada como negra ou amarela. O quadro também conta com cinco estagiárias pardas e uma negra. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely. Foto: PeopleImages.com
Tags que marcam a notícia:
equidadehorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista