Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/02/2023 12:37. Atualizada em: 03/02/2023 14:09.

"Direitos Humanos e minorias" será o tema da aula inaugural da Escola Judicial em 2023, com a professora chilena Elisa Loncón. Reserve a data!

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.

Arte com informações sobre o evento e foto da palestranteA aula inaugural de 2023 da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) contará com um nome internacionalmente conhecido e prestigiado na área de Direitos Humanos, a professora Elisa Loncón. Liderança indígena mapuche, ela atuou como primeira presidente da recente Convenção Constitucional do Chile e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo no ranking da revista Times em 2021. No mesmo ano, também foi eleita como uma das 100 mulheres mais inspiradoras pela BBC de Londres. 

Com o objetivo de enfatizar as políticas de inclusão, diversidade e equidade sob o enfoque da proteção dos Direitos Humanos, a professora fará uma conferência presencial no Plenário do TRT-4, no dia 24 de março, das 14h às 16h30, sobre o tema “Desafios para o avanço dos Direitos Humanos, especialmente aqueles dirigidos às minorias sociais, na experiência constitucional latino-americana". As inscrições serão abertas nos próximos dias.

Ainda quando era universitária, Elisa Loncón ficou conhecida pelas lutas contra a ditadura de Augusto Pinochet e pela preservação e ampliação dos direitos do povo mapuche, etnia indígena da qual faz parte. Atualmente, é professora de linguística na Universidade de La Frontera, professora adjunta de pesquisa e ensino de mapudungun (língua mapuche) na Universidade de Santiago do Chile, e também professora adjunta da Faculdade de Letras e pesquisadora do Centro de Estudos Indígenas e Interculturais da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Ao presidir a Convenção Constitucional do Chile, foi uma das responsáveis pela criação de uma nova Constituição para o país, com o intuito de substituir a carta herdada do período pinochetista.

Segundo o diretor da EJud-4, desembargador João Paulo Lucena, o nome da professora carrega uma série de significados e simbolismos, sobretudo no contexto atual, de discussões urgentes e prioritárias sobre inclusão, democracia, constitucionalismo e integração latino-americana. O magistrado também afirma que a aula marcará o início do projeto de reformulação da EJud-4 para a próxima década.

Reserve a data e não perca!

Serviço

  • O quê: aula inaugural da Escola Judicial do TRT-4 para 2023
  • Quando: 24/03/2023
  • Horário: das 14h às 16h30min
  • Local: Plenário Milton Varela Dutra do TRT-4 (Av. Praia de Belas, 1100, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre)
  • Conferencista: Elisa Loncón, professora, linguista e ativista dos Direitos Humanos
  • Tema: "Desafios para o avanço dos Direitos Humanos, especialmente aqueles dirigidos às minorias sociais, na experiência constitucional latino-americana"
  • Inscrições: serão abertas nos próximos dias
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado (Secom/TRT-4), arte de Ejud4
Tags que marcam a notícia:
capacitaçãohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista