Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/12/2022 13:29. Atualizada em: 15/12/2022 12:33.

TRT-4 atinge o nível de "excelência" no iGovTIC-JUD

Visualizações: 55
Início do corpo da notícia.

Foto ilustrativa da tela de um tablet contendo gráficos coloridos. Pela primeira vez, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) atingiu o nível Excelência no índice de governança, gestão e infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD). O índice é a ferramenta utilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para medição do nível de maturidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todos os órgãos do Poder Judiciário. Por meio dele, é medido o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), instituída por meio da Resolução nº  370/2021 do CNJ para o ciclo 2021 a 2026. O TRT-4 atingiu o nível Excelência, com o índice 89,62% - superando o índice alcançado em 2021, de 85,98. A média de todo Poder Judiciário foi 79,14%.

O TRT-4 também alcançou o quinto lugar no rankingAbre em nova aba envolvendo os 26 órgãos de grande porte do Poder Judiciário. Na comparação com os demais tribunais da Justiça do Trabalho, ficou em terceiro lugar, logo após TRT-15 (Campinas) e TRT-8 (PA/AP).

A aplicação do iGovTIC-JUD conta com a participação de 93 órgãos que são classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”. São avaliados itens como políticas e planejamento, transformação digital, atendimento e suporte a usuários, pessoas, estruturas organizacionais e macroprocessos de tecnologia da informação. No domínio do gerenciamento de serviços de TIC, foram avaliados sistemas de informação, infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem e, por fim, riscos, segurança da informação e proteção de dados. O resultado do iGovTIC-JUD também é critério como pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade, que avalia e reconhece o desempenho dos órgãos da Justiça. 

“A evolução do nível de maturidade de TIC, atingindo o grau de excelência, demonstra o direcionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e do Comitê de Governança de TIC, alinhados à Administração do TRT-4, no aprimoramento constante da prestação de serviços aos jurisdicionados” avalia André Soares Farias, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT-4. 

Resultados

Veja os resultados alcançados pelo TRT-RS e pelos demais tribunais no Painel do iGovTIC-JUD.Abre em nova aba Por meio deste mapa interativo,  é possível pesquisar a classificação de cada tribunal, além de usar filtros para gerar relatórios com o desempenho de cada segmento da Justiça, de cada tribunal, de cada tema ou de cada domínio da avaliação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
acontece
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista