Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 24/11/2022 09:35. Atualizada em: 24/11/2022 09:41.

Sesaúde indica evento do Conselho de Oftalmologia sobre diabetes e doença derivada que pode causar cegueira

Visualizações: 486
Início do corpo da notícia.

Arte da campanha.A Secretaria de Saúde e Assistência (Sesaúde) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) recomenda a atividade "24h Pelo Diabetes". A iniciativa é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e reunirá profissionais médicos para falar da retinopatia diabética, uma doença derivada da diabetes, causa de cegueira em todo o mundo. Chamada de "maratona", a atividade ocorrerá on-line no próximo sábado (26/11), a partir das 9h, e poderá ser prestigiada no canal do CBO no Youtube.

O projeto “24h pelo diabetes” oferece conteúdo de qualidade a quem convive com a doença ou quer entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. Além de palestras, debates, entrevistas e reportagens durante a maratona on-line, oftalmologistas de vários lugares do País, capitaneados pelo CBO, desenvolvem diversas ações de atendimento presencial ao longo de todo o mês de novembro. A primeira edição aconteceu em 2020. 

Durante o dia 26, os internautas poderão assistir a vídeos educativos com mensagens claras sobre o problema, explicando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento continuado. Toda a programação foi construída com o intuito de trazer informações seguras e de qualidade ao público, sendo suporte para criação de hábitos de autocuidado que minimizam os efeitos da condição, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. 

No quadro “Pergunte ao Doutor”, por exemplo, dúvidas de milhares de pessoas serão esclarecidas por especialistas. Por se tratar de uma doença multifatorial, várias fontes médicas foram selecionadas para sanar questões em torno do diabetes e suas consequências. “Queremos que o público tenha uma vivência multidisciplinar, o que torna possível a compreensão do diabetes como condição que requer a adesão a novos hábitos em diversos setores da vida do paciente”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

No site do “24h pelo Diabetes” já é possível acessar diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha. Diversas edições do quadro “Pergunte ao Doutor” também já estão disponíveis para acesso. Confira.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4 - com informações do CBO
Tags que marcam a notícia:
vida saudável
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias