Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/11/2022 15:27. Atualizada em: 21/11/2022 16:28.

Juíza Mariana Lerina representa o TRT-4 no seminário “Mulheres na Justiça”, no CNJ

Visualizações: 59
Início do corpo da notícia.
Foto da mesa de abertura do seminário
Abertura do seminário

Lideranças femininas do Poder Judiciário discutiram os avanços e os desafios enfrentados na questão da representatividade das mulheres na Justiça brasileira. A desigualdade na ocupação de espaços de destaque e a redução das disparidades no acesso aos tribunais superiores foram alguns dos temas discutidos no seminário “Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255/2018”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última quinta (17) e sexta-feira (18).

Sob coordenação da conselheira Salise Sanchotene, o evento reuniu especialistas e magistradas de todo o Brasil. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) esteve representado pela juíza Mariana Piccoli Lerina, coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

Foto dos participantes do evento, em pé
Evento foi realizado nos dias 17 e 18 de novembro.

A desembargadora do TRT-4 Carmen Gonzalez, que integra a equipe de juízes auxiliares da Presidência do Conselho, presidiu o painel “Legitimidade e Pluralidade nos Tribunais”, e classificou como “preocupante” a discrepância de oportunidades em todas as instâncias do Judiciário. “É preciso reiterar a alarmante discrepância de oportunidades disponíveis às mulheres em todas as instâncias do Poder Judiciário. Esse panorama se agrava ainda mais se pensarmos no acesso das mulheres negras à magistratura e suas cúpulas”, constatou.

A abertura do evento, na quinta-feira, teve a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministra Rosa Weber, e de outros nomes da 4ª Região, como a desembargadora Tânia Reckziegel e os juízes Ricardo Fioreze e Tiago Mallmann Sulzbach.

Leia mais sobre o evento nas notícias veiculadas no portal do CNJ:

Lideranças femininas abordam avanços e desafios para a pluralidade na JustiçaAbre em nova aba

Pesquisa avalia presença de mulheres em composição do Plenário do CNJAbre em nova aba

Magistradas elaboram propostas para efetiva igualdade de gênero no JudiciárioAbre em nova aba

Estatísticas justificam ação contra sub-representação feminina na magistratura, afirmam especialistasAbre em nova aba

Seminário discute equidade de gênero na Justiça para combate à violência contra a mulherAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com informações e fotos do CNJ
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista