Novo portal reúne os periódicos produzidos pelo TRT-RS
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJud-4) lançou o Portal de Periódicos TRT-RS. Para acessar a página, clique aqui.Abre em nova aba
O portal reúne os periódicos produzidos pelo TRT-RS ao longo do tempo. Dentre eles, a Revista da Escola Judicial (editada desde 2019 e avaliada no estrato B3 do Qualis-Periódicos da CAPES) e a Revista do TRT-4, veiculada desde 2012. A página ainda disponibiliza periódicos descontinuados, como os Cadernos da Escola Judicial (2009-2015) e a Revista Eletrônica (2005-2019).
No portal, o usuário pode fazer uma pesquisa global em todas as revistas ao mesmo tempo. Ou seja, um termo pode ser objeto de busca em diferentes títulos e edições. Isso é viabilizado pelos recursos da plataforma Open Journal System (OJS), utilizado largamente na hospedagem de revistas científicas.
O Portal de Periódicos é uma iniciativa pioneira no Poder Judiciário, voltada à gestão e à preservação bibliográfica digital das publicações jurídicas produzidas no Tribunal. O projeto demonstra o cuidado com o acervo e, consequentemente, com a memória institucional.
Concepção do projeto
O projeto da Escola Judicial foi concebido pela Biblioteca e conta com o apoio da Divisão da Revista e de Outras Publicações. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) atua em parceria, verificando a viabilidade técnica e contratando a empresa responsável pela hospedagem dos conteúdos. A Secretaria de Comunicação Social colaborou na identidade visual.
Atribuição de Identificador de Objeto Digital (DOI)
As edições dos periódicos, assim como todos os artigos publicados, contam com a atribuição de Digital Object Identifier (DOI), que, em português, significa Identificador de Objeto Digital. Este recurso garante a identificação e a acessibilidade persistente dos conteúdos, mesmo que o endereço da internet seja alterado. Ou seja, não haverá perda de dados em razão de eventual mudança de hospedagem na web. Também propicia a verificação da autenticidade da autoria, a recuperação de informações, entre outros benefícios.
Alinhamento à Agenda 2030 da ONU
O portal alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especificamente com os selos de número 4: Educação de Qualidade, estímulo à promoção e difusão do conhecimento; 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico, divulgação dos valores do trabalho decente, à dignidade do processo civilizatório e inclusão; 12: Consumo e Produção Responsáveis, redução de insumos gráficos pelo acesso digital universal e permanente; e 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, reafirmação institucional com os ideais de paz social, inclusão e acesso à Justiça.