Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/11/2022 20:06. Atualizada em: 19/11/2022 17:42.

Novembro Azul: prédios da Justiça do Trabalho em Porto Alegre são iluminados com a cor azul em alusão à prevenção contra o câncer de próstata

Visualizações: 63
Início do corpo da notícia.

Fachada do Prédio-Sede do TRT-4Quem passa à noite em frente ao prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e do Foro Trabalhista de Porto Alegre, na Av. Praia de Belas, percebe que ambas as fachadas estão iluminadas pela cor azul. A iniciativa da Justiça do Trabalho gaúcha faz parte da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. A cada ano, durante todo o mês, instituições públicas e privadas promovem atividades de conscientização quanto à doença, com o objetivo de levar informação qualificada a respeito e, principalmente, como incentivo à prevenção.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino. Em sua fase inicial, a doença pode ser bem silenciosa, sem ocasionar nenhum tipo de mal-estar. Em estágios mais avançados, porém, os sintomas mais frequentes variam desde a dificuldade de urinar e/ou necessidade de urinar mais vezes até a dor óssea. A próstata é uma glândula que só os homens possuem e está localizada na parte baixa do abdomem.

O Inca chama atenção para o fato de que a detecção precoce da doença aumenta substancialmente as chances de cura. Neste Novembro Azul, portanto, a Justiça do Trabalho gaúcha reforça a importância do cuidado com a saúde masculina e recomenda que o assunto seja tratado com familiares, amigos e colegas de trabalho, para que mais vidas sejam preservadas.

Assista aqui ao vídeo do Instituto com recomendações quanto ao rastreamento e detecção precoce da doença.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado e foto de Bárbara Frank (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista