Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/10/2022 21:02. Atualizada em: 05/10/2022 17:50.

Retratos das desembargadoras Cleusa Halfen e Maria da Graça Centeno passam a integrar as Galerias de Presidentes e Corregedores do TRT-4

Visualizações: 68
Início do corpo da notícia.
Desa. Maria da Graça e Desa. Cleusa, em frente ao retrato da Desa. Cleusa
Desas. Maria da Graça e Cleusa, em frente ao retrato de Cleusa

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou, nesta terça-feira (4), a solenidade de aposição dos retratos das desembargadoras Cleusa Regina Halfen e Maria da Graça Ribeiro Centeno nas Galerias de Presidentes e Corregedores, respectivamente. A cerimônia foi muito prestigiada, com a presença de magistrados, advogados, procuradores, servidores, representantes de entidades, familiares e amigos das homenageadas. 

Acesse o álbum de fotos da solenidade. 

Cleusa Halfen

Presidente no biênio 2013-2015, a desembargadora Cleusa Halfen lembrou que sua gestão teve muitos desafios, mas também muitas conquistas. “Vou citar apenas uma delas, cuja magnitude é do conhecimento de todos os operadores do Direito, que foi completar a implantação do processo eletrônico nas 81 unidades que faltavam no interior do Estado e no segundo grau de jurisdição, com exceção da Seção de Dissídios Coletivos”, recordou. Sobre os sentimentos que têm dessa época, Cleusa destacou a sensação de dever cumprido e gratidão. Por isso, fez uma série de agradecimentos a magistrados e servidores que lhe auxiliaram na gestão, a entidades da comunidade jurídico-trabalhista e também às suas filhas, Luíza e Paula.

Desa. Cleusa Halfen
Desa. Cleusa Halfen

Escolhido para falar em nome dos colegas desembargadores do Tribunal, o desembargador Janney Camargo Bina falou da trajetória profissional de Cleusa Halfen e de alguns feitos da gestão da homenageada. Além da implantação do PJe, mencionou projetos como o Redescobrindo ValoresAbre em nova aba e a Mediação Prévia em Despedidas em MassaAbre em nova aba, que recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare.  O magistrado afirmou que a desembargadora reúne as principais qualidades de uma boa juíza. “Além da distinta cultura e da inquestionável disposição para enfrentar milhares de processos que lhe são submetidos, tem a coragem de decidir com independência, sempre pautada na ciência jurídica e na fidelidade aos princípios constitucionais e norteadores do Direito do Trabalho”, declarou.

Maria da Graça Ribeiro Centeno

Desas. homenageadas, em frente ao retrato de Maria da Graça
Desas. homenageadas, em frente ao retrato de Maria da Graça

A desembargadora Maria da Graça Ribeiro Centeno foi corregedora regional no biênio 2015-2017. Em seu pronunciamento, a magistrada disse que o principal desafio foi equacionar o princípio da razoável duração do processo com o déficit no quadro de juízes e a crescente demanda processual, na época. “Acredito que meu mandato foi cumprido quanto a essas proposições, com algumas correções nas lotações, no auxílio com funcionários e com planos de trabalho”, relembrou. Para a desembargadora, a atuação na Corregedoria foi uma oportunidade de conhecer com mais profundidade a estrutura interna do Tribunal, as unidades judiciárias de primeiro grau e seus respectivos juízes. Maria da Graça Centeno finalizou o discurso fazendo agradecimentos a magistrados, servidores e à sua filha, Alana.

Desa. Maria da Graça Centeno
Desa. Maria da Graça Centeno

Quem se manifestou para homenagear a ex-corregedora em nome dos colegas do Tribunal foi a desembargadora Brígida Joaquina Charão Barcelos. Para a magistrada, a aposição do retrato de Maria da Graça Centeno simboliza a consolidação da trajetória de alguém que trabalhou incansavelmente por uma jurisdição centrada no jurisdicionado. “Nos deparamos hoje com o retrato de uma carreira profissional brilhante, visionária e potente, que estará marcada para sempre nos anais desta instituição”, afirmou. Brígida Barcelos citou algumas realizações da colega frente à Corregedoria, como a criação de um gabinete extraordinário para a prolação de sentenças atrasadas e melhorias no regime de lotação de juízes. 

Retomada

Des. Francisco Rossal
Des. Francisco Rossal, presidente do TRT-4

Na abertura da solenidade, o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, manifestou a satisfação do Tribunal em retomar esse tradicional evento de aposição de retratos nas Galerias de Presidentes e Corregedores. As cerimônias ficaram represadas  nos últimos dois anos devido à pandemia. ”Somos o fruto de todos aqueles que se esforçaram e se dedicaram, desde o servidor mais humilde até os ex-presidentes. Gostaria de externar às colegas Cleusa e Maria da Graça a grande alegria que sinto em nós retomarmos essa salutar tradição do Tribunal”, disse o magistrado.

Para 2023 estão previstas as aposições dos retratos dos desembargadores Vania Cunha Mattos (presidente em 2017-2019), Marçal Henri dos Santos Figueiredo (corregedor em 2017-2019), Carmen Izabel Centena Gonzalez (presidente em 2019-2021) e George Achutti (corregedor em 2019-2021).

Leonardo Lamachia
Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS

Homenagem da OAB

Presente na solenidade, o presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Leonardo Lamachia, registrou que o evento tem grande importância histórica, pois simboliza o reconhecimento a duas magistradas que tiveram em suas trajetórias uma postura respeitosa, acolhedora, conciliadora e competente. “Ambas merecem esta homenagem, porque sempre escutaram atentamente as demandas e não mediram esforços para a obtenção de resultados positivos em pleitos de natureza muitas vezes complexa. Meus cumprimentos, em nome da Advocacia gaúcha”, manifestou.

O presidente da Amatra IV na época da gestão da desembargadora Cleusa, juiz Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior, não pôde estar presente na cerimônia, mas deixou uma mensagem escrita na qual parabeniza as homenageadas. O texto foi lido na solenidade.

Presenças

Foto em ângulo aberto da cerimônia
Solenidade foi muito prestigiada

A solenidade teve a presença de dois ex-presidentes do Tribunal, hoje aposentados: os desembargadores Fabiano de Castilhos Bertolucci (2003/2005) e Carlos Alberto Robinson (2009-2011). Representantes de diversas instituições também participaram da cerimônia. Entre eles, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Márcio Lima do Amaral; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Amilcar Macedo; a vice-procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS , Mariana Furlan Teixeira; a procuradora-geral adjunta de pessoal e serviços públicos da Prefeitura de Porto Alegre, Juliana Cucchiarelli; o ex-presidente da OAB Nacional Claudio Lamachia; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Satergs), Luiz Fernando Moreira; o presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Felipe Espíndola Carmona; a presidente do Instituto dos Advogados do RS (Iargs), Sulamita Santos Cabral; o representante da Associação dos Juízes Classistas do RS (Ajucla), Adão Eduardo Hagstramm; a presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT), desembargadora Luciane Cardoso Barzotto; e o vice-presidente da Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho (Apejust), Ivo Martini Junior.

TRAJETÓRIAS

Retrato da Desa. Cleusa
Retrato da Desa. Cleusa

Cleusa Regina Halfen (presidente)

Natural de Pelotas (RS), ingressou como servidora do TRT da 4ª Região em 1976. Tomou posse como juíza do Trabalho substituta em 1981 e foi promovida a juíza titular no ano de 1986. Exerceu a titularidade da 1ª VT de Uruguaiana, da VT de São Jerônimo, da VT de Viamão, da 15ª e da 11ª VTs de Porto Alegre. Foi nomeada para o cargo de desembargadora em 2001. Exerceu as funções de ouvidora do Tribunal (2008-2010), de diretora da Escola Judicial (2011), de corregedora regional (2011-2013) e de presidente (2013-2015). Atualmente, preside a 10ª Turma Julgadora e integra a Seção Especializada em Execução. Acesse aqui o perfil completo da magistradaAbre em nova aba

Retrato da Desa. Maria da Graça
Retrato da Desa. Maria da Graça

Maria da Graça Ribeiro Centeno (corregedora regional)

Natural de Moçambique, tomou posse como juíza do Trabalho substituta no TRT da 12ª Região (SC) em 1987, onde foi promovida ao cargo de juíza titular em 1989. Ingressou no quadro de magistrados da 4ª Região em 1992. Foi titular da 1ª Vara do Trabalho de Taquara (1992-1997), da VT de Viamão (1997-2000) e da 14ª VT de Porto Alegre (2000-2010). Tomou posse como desembargadora do TRT-4 em 10 de dezembro de 2010. Exerceu o cargo de corregedora regional no biênio 2015-2017. Atualmente, integra a 9ª Turma Julgadora e a Seção Especializada em Execução. Acesse aqui o perfil completo da magistradaAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
insitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista