Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/09/2022 11:10. Atualizada em: 21/09/2022 15:39.

ONG ViaVida destaca importância da doação de órgãos e tecidos no segundo dia do Encontro Institucional

Visualizações: 9
Início do corpo da notícia.
Fotografia de Lúcia.
Psicanalista Lúcia Elbern

Na manhã da quinta-feira (15/9), o 17º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS teve início com a fala da juíza do trabalho aposentada Noêmia Saltz Gensas, transmitida em vídeo. Noêmia é vice-presidente de relações institucionais e voluntária da ONG ViaVida, que há 22 anos atua em prol de pessoas que precisam receber doações de órgãos e tecidos no Rio Grande do Sul. 

Acesse o álbum de fotos do Encontro. 

A magistrada destacou números sobre a doação de órgãos: no Brasil, mais de 560 mil pessoas aguardam em lista de espera para um transplante. No RS, são quase três mil pessoas, segundo dados atualizados até julho de 2022. Ela finalizou sua apresentação enfatizando a importância da manifestação sobre o desejo de doar. “Quem deseja ser doador, deve avisar a família. Pois quem autoriza a doação são os familiares. Eles são a nossa voz depois da nossa morte”, completou. 

A manifestação da juíza Noêmia foi seguida pela exposição da presidente da ViaVida, a psicanalista Lúcia Elbern. Lúcia traçou um panorama sobre o percurso que vai desde a constatação da morte encefálica até a efetivação do transplante e o tratamento pós-operatório, envolvendo as entidades estatais e a equipe hospitalar. 

Nessa rede, Lúcia destacou a importância e o papel do doador. “A sociedade é a parte mais importante, pois são as famílias que têm a possibilidade de doar. Outra atuação importante é a da mídia, que faz a divulgação da campanha Setembro Verde, entre outras”, relatou. De acordo com a presidente, a ViaVida procura mudar a cultura e promover, além da consciência sobre a importância da doação, a informação e a prevenção de doenças que podem levar à necessidade de transplantes. “A chance de ser um doador de órgãos é de apenas 1%. A chance de precisar de um transplante é muito maior. Vamos pensar sobre isso”, refletiu. A apresentação foi acompanhada da entrega de material informativo impresso aos participantes do Encontro Institucional. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região apoia a campanha Setembro Verde e o trabalho da ViaVida, divulgando a atuação da entidade e informações sobre o tema.

Leia também:

TRT-4 promove a campanha “Setembro Verde” e divulga apoio à ONG ViaVidaAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Bárbara Frank e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom /TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista