Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/09/2022 18:38. Atualizada em: 21/09/2022 15:38.

17º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS inicia em Gramado

Visualizações: 11
Início do corpo da notícia.
Foto em ângulo geral do evento
Encontro acontece no Hotel Master, em Gramado.

Começou nesta quarta-feira (14), em Gramado, o 17º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS. O evento reúne juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho da 4ª Região para debater questões atuais que impactam a jurisdição. As atividades vão até sexta-feira (16), no Hotel Master. A organização é da Escola Judicial. O tema escolhido para edição é “Reencontros”, em alusão à retomada do formato presencial após o recrudescimento da pandemia.

Acesse o álbum de fotos do Encontro. 

O ato de abertura teve a participação da ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo; do vice-presidente, desembargador Ricardo Martins Costa; do corregedor regional, desembargador  Raul Zoratto Sanvicente; da vice-corregedora, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti; do diretor da Escola Judicial (EJud4), desembargador João Paulo Lucena; do vice-diretor da Escola, desembargador Fabiano Holz Beserra; do ouvidor, desembargador Clóvis Schuch Santos; e da vice-ouvidora, desembargadora Maria Madalena Telesca.

Des. Francisco Rossal, presidente do TRT-4
Des. Francisco Rossal, presidente do TRT-4

Após breve saudação do presidente Francisco Rossal, o diretor da Escola Judicial fez uso da palavra. “Vamos tratar, neste encontro, da defesa do Poder Judiciário e da democracia e de assuntos internos nossos. Vamos também conviver, debater, alimentar alma e espírito. Essa é a ideia que guiou a EJud na organização deste evento. Este encontro é preparado por quase 200 pessoas”, declarou o desembargador Lucena. O magistrado destacou a presença de convidados de outras instâncias do Judiciário e Tribunais, reforçando as relações institucionais do TRT-4.

Destaques da Programação

A atuação do Judiciário no pós-pandemia é uma das principais pautas do evento. Nessa temática, serão discutidos tópicos como atos processuais híbridos, provas eletrônicas e relacionamento com os jurisdicionados. O assunto será abordado nesta quinta-feira pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).  

Des. João Paulo Lucena, diretor da EJud
Des. João Paulo Lucena, diretor da EJud

Os impactos da pandemia na jurisdição e os ensinamentos advindos do período de crise serão temas de painel com a ministra Delaíde Miranda Arantes, do TST, e a desembargadora do TRF-4 Salise Monteiro Sanchotene, conselheira do CNJ, também na quinta. No mesmo dia, a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a atuação dos magistrados será o assunto da palestra da advogada Ana de Oliveira Frazão Vieira de Mello

Outra pauta importante do encontro é o relacionamento institucional entre os órgãos da Justiça para o fortalecimento do Poder Judiciário e a defesa do Estado Democrático de Direito. A cooperação entre os cinco tribunais do RS será debatida em painel, na quinta-feira, com os desembargadores-presidentes Francisco Rossal de Araújo (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região), Iris Helena Medeiros Nogueira (Tribunal de Justiça), Ricardo Teixeira do Valle Pereira  (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Amilcar Macedo (Tribunal de Justiça Militar) e Francisco José Moesch (Tribunal Regional Eleitoral). Na sexta, também será realizado um painel sobre o relacionamento institucional no âmbito da própria Justiça do Trabalho, com os ministros Hugo Carlos Scheuermann e Maria Helena Mallmann, do TST.

Foto do público
Tema do evento é "Reencontros"

Grupos de discussão

Além das exposições, o 17º Encontro Institucional dividirá os magistrados em quatro grupos de discussão, sobre os seguintes temas: LGPD e a Lei de Transparência; Audiência telepresencial: conveniência, registro e gravação; Provas digitais: adequação, oportunidade e manejo; e Organização das unidades jurisdicionais: condições de teletrabalho e presença física do juiz. Os debates acontecerão na tarde de quinta-feira.

Em intervalos da programação, a Escola Judicial preparou algumas atrações culturais. Antes da solenidade de abertura, os magistrados assistiram a uma apresentação da Orquestra Jovem do RS. Fruto de um projeto social, o grupo é formado por jovens aprendizes, sob a liderança do maestro Telmo Jaconi.

A mestre de cerimônias do encontro é a multiartista Deborah Finocchiaro, trazendo trechos inspiradores de obras literárias em suas inserções.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista