Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/09/2022 00:13. Atualizada em: 23/09/2022 14:31.

Oriunda do TRT-4, ministra Rosa Weber toma posse como presidente do STF

Visualizações: 27
Início do corpo da notícia.
Ministra Rosa Weber.
Ministra Rosa Weber, nova presidente do STF

A ministra Rosa Weber tomou posse, nesta segunda-feira (12), na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Natural de Porto Alegre e oriunda do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), ela é a terceira mulher e primeira magistrada de carreira a assumir o cargo. O ministro Luís Roberto Barroso foi empossado na Vice-Presidência. 

A Administração do TRT-4 esteve presente na solenidade. Compareceram à cerimônia o presidente Francisco Rossal de Araújo, o vice-presidente Ricardo Martins Costa, o corregedor Raul Sanvicente e a vice-corregedora Laís Nicotti. Outros magistrados e servidores da 4ª Região também estiveram em Brasília para cumprimentar a ministra Rosa.

Francisco Rossal e Rosa Weber
Francisco Rossal e Rosa Weber

“É um grande orgulho para o TRT-4 ver a ministra Rosa Weber como presidente da mais alta Corte do país. Desde os tempos em que atuava no Rio Grande do Sul, a ministra é uma referência de magistrada firme, técnica e humana, comprometida com a ética e o Estado Democrático de Direito. Foi uma brilhante juíza, desembargadora e presidente do nosso Tribunal, e merece todos os postos que alcançou na carreira. Em nome da 4ª Região, parabenizo a ministra Rosa e o STF. O TRT-4 estará sempre à disposição para colaborar com a Suprema Corte, no que for possível”, manifestou o presidente Francisco Rossal.

Defesa da democracia

Posse da ministra Rosa Weber, no Plenário do STF
Posse da ministra Rosa Weber, no Plenário do STF

Em seu discurso, a ministra afirmou seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, a laicidade do Estado e a separação dos Poderes.

Rosa Weber expressou repúdio aos discursos de ódio e às práticas de intolerância e defendeu a liberdade de manifestação do pensamento. “Sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre não há democracia”, disse. Leia aqui o discurso na íntegraAbre em nova aba.

Trajetória

A ministra Rosa Weber nasceu em Porto Alegre/RS. Graduou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com láurea, em 1971. Foi inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976 e ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no TRT-RS. 

Ministra Rosa Weber
Ministra Rosa Weber iniciou carreira no TRT-4

Em 1981, foi promovida ao cargo de juíza presidente, que exerceu nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. Foi promovida em 1991 ao cargo de desembargadora do TRT-RS, onde integrou e presidiu a 5ª e a 1ª Turmas, a 1ª e a 2ª Seção de Dissídios Individuais, a Seção de Dissídios Coletivos, o Órgão Especial e o Tribunal Pleno. Foi presidente do TRT-RS no biênio 2001-2003, após ter sido vice-corregedora, na forma regimental, de março a dezembro de 1999, e corregedora regional, por eleição, no biênio 1999-2001. 

Em maio de 2004, foi convocada para atuar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, em fevereiro de 2006, tomou posse no cargo de ministra deste Tribunal. No TST, integrou a 6ª Turma, a 3ª Turma, a Seção Especializada em Dissídios Individuais I e o Órgão Especial. 

Foi empossada ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2011. Em junho de 2012 tomou posse como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi reconduzida ao cargo em junho de 2014. Tomou posse como ministra efetiva do TSE em maio de 2016. Foi empossada vice-presidente do TSE em fevereiro de 2018 e presidente da Corte em agosto de 2018. Naquele ano, como presidente do TSE, foi a primeira mulher a conduzir uma eleição presidencial no país.  Em 10 de setembro de 2020, assumiu a Vice-Presidência do STF.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e fotos do STF
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista