Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/08/2022 19:16. Atualizada em: 19/03/2024 16:51.

TRT-4 realizará a “Semana da Diversidade e Inclusão” de 22 a 26 de agosto

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.

WhatsApp Image 2022-08-15 at 15.35.44.jpegA “Semana da Diversidade e Inclusão” do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de agosto, trará atividades que abordarão de forma crítica temas como deficiência, equidade de gênero e raça, maternidade atípica e mercado de trabalho. Ela contará com palestras on-line, curso livre e a exibição de um filme em formato totalmente acessível. O evento é organizado pela Escola Judicial do TRT-4, em parceria com o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e a Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão. A realização tem o apoio da Amatra IV e do Programa de Combate a Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-4.

O curso à distância autoinstrucional "Acessibilidade e Inclusão no Ambiente Jurídico" terá inscrições abertas para magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) no dia 24/8. A atividade contará com os recursos de acessibilidade e gerará horas de capacitação para as pessoas participantes, desde que preenchidos os requisitos.

As palestras previstas para a abertura e encerramento da Semana (dias 22 e 26/8) serão transmitidas pelo YouTube e estarão abertas ao público interno e externo. O Cinema inclusivo será aberto a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as), além de terceirizados(as) e seus familiares, bem como a estudantes com e sem deficiência de escolas da Capital. A transmissão do filme acontecerá no formato presencial, no Auditório Ruy Cirne Lima, em Porto Alegre. 

Confira a programação completa:

22/08 - 15h às 16h30

Palestra On-line "Pensando com as diferenças: deficiência e visibilidade", com Lau Patrón e Ivan Baron.

A atividade abordará os temas do capacitismo e do anticapacitismo como ferramenta de transformação social, inclusão, integração social e pertencimento; visão e vivência sobre deficiência e visibilidade, especialmente em contextos digitais; maternidade atípica e diversidade.

Inscrições para o público interno: https://sisejud.trt4.jus.br/ejud/
O público externo deverá acessar a transmissão diretamente no canal da Escola Judicial no Youtube

24/08

Abertura das inscrições para o Curso Livre “Acessibilidade e Inclusão no Ambiente Jurídico”, que ocorrerá de 1º a 30/9/2022 (exclusivo para o público interno). 

A atividade busca qualificar a interação entre magistrados, servidores e estagiários com e sem deficiência para atender da melhor forma possível o público PcD. O período de inscrições vai do dia 24 ao dia 30/08. 

Inscrições: https://sisejud.trt4.jus.br/ejud/

25/08 - 14h30 às 16h

Convivendo com a diversidade: Cinema Inclusivo com a exibição do filme "Divertida Mente"

Transmissão do longa de animação da Disney Divertida Mente, que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. O filme será transmitido com todos os recursos de acessibilidade (legendas, Libras e audiodescrição). A atividade é aberta para magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as), estagiários(as) e seus familiares. Também participarão estudantes com e sem deficiência de escolas da Capital.

Link para inscrição no Cinema.

26/08 - 14h às 15h30

Palestra On-Line "Raça, Gênero, e Protagonismo Negro nas Agendas de Direitos Humanos", com Winnie Bueno.

A atividade abordará questões de raça e gênero, seus diferentes atravessamentos e discriminação sob a perspectiva interseccional; tratará das invisibilidade das mulheres negras nas narrativas dos direitos humanos.

Inscrições para o público interno: https://sisejud.trt4.jus.br/ejud/
O público externo deverá acessar a transmissão diretamente no canal da Escola Judicial no Youtube.  

semana da inclusao810.jpg

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Bárbara Frank (Secom/TRT4) com informações da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Tags que marcam a notícia:
horizonteinclusão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista