Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

15/08/2022 12:40

Seção de Dissídios Coletivos do TRT-4 declara legalidade da última greve de rodoviários de Porto Alegre

Início do corpo da notícia.

Foto de um motorista dirigindo um ônibus.A Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) julgou improcedente a ação ajuizada pelo Município de Porto Alegre e Carris para declarar a abusividade e ilegalidade da greve deflagrada pelo Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre. Os trabalhadores se mobilizaram em um dia de protesto no mês de agosto e seis dias de greve em setembro do ano passado.

Os demandantes alegaram que as reivindicações da categoria não estavam diretamente ligadas aos contratos de trabalho, mas a questões políticas como a privatização da Companhia e a extinção gradual da função de cobrador. Afirmavam, também, que a paralisação não foi discutida em assembleia, que não houve o aviso aos empregadores, de 72 horas para atividades consideradas essenciais, e que veículos foram impedidos de deixar a garagem.

No entanto, a partir das provas, os desembargadores observaram que foi cumprida a Lei nº 7.783/89, que trata do exercício do direito de greve. Foram comprovadas a negociação prévia, a informação quanto às paralisações, bem como a manutenção do percentual mínimo da frota em circulação, determinada, à época, por decisão liminar. Em relação ao mês de agosto, os julgadores entenderam que não houve greve, somente um dia de protesto em frente à garagem da empresa.

O relator do processo, juiz convocado Roberto Antônio Carvalho Zonta, afirmou que as reivindicações guardavam relação com as condições de trabalho dos empregados da Carris e da categoria profissional como um todo. Além disso, o magistrado destacou que a própria Companhia informou que os empregados passaram a atender várias linhas acima do percentual mínimo estabelecido, a partir do segundo dia de greve.

A Carris recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). O recurso aguarda julgamento.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista