Agendas & Representações (28/9)
1ª Jornada Brasileira de Direito Municipal
O presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, participou, na noite de domingo (27/9), da mesa de abertura da 1ª Jornada Brasileira de Direito Municipal, realizada em Gramado.
Em seu discurso, o magistrado destacou a importância do diálogo e da cooperação entre instituições, gestores públicos e profissionais do Direito para enfrentar os desafios dos municípios brasileiros.
Ressaltou, ainda, o papel do Direito Municipal na promoção da segurança jurídica e de uma gestão pública responsável e eficiente.
“É nas cidades que a vida acontece e onde os direitos se concretizam no dia a dia das pessoas. Por isso, falar em Direito Municipal é, em última análise, falar sobre a vida e o futuro da nossa sociedade”, afirmou.
Os Municípios na Constituição de 1988
Na manhã desta segunda-feira (28/9), o presidente também atuou como mediador da palestra “Os Municípios na Constituição de 1988”, ministrada pelo procurador de Justiça Luciano de Faria Brasil.
Promovida pela Escola Superior de Direito Municipal (ESDM) e pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), a Jornada reúne juristas, procuradores, gestores públicos e pesquisadores para debater temas como reforma tributária, planejamento urbano, sustentabilidade e os desafios da administração municipal.
Entrega de livro
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-TS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, recebeu, nesta sexta-feira (25/9), a visita do cerimonialista Marcelo Messias, que lhe entregou um exemplar do livro "Contemplação".
A publicação reúne fotografias e ilustrações de Marcelo, acompanhadas de textos de Felipe Daroit.
O livro convida o leitor a desenvolver um olhar mais atento sobre a natureza, a arte e os pequenos detalhes que revelam a beleza do mundo ao nosso redor.
Também participou da agenda a chefe da Divisão de Cerimonial e Eventos do TRT-RS, Anna Karina Rivera Palmeira.
Premiação de concurso de redação no TRE-RS
Representado pela corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca, o TRT-RS esteve presente, na tarde de sexta-feira (25/9), na cerimônia de premiação do concurso de redação "Voto consciente, futuro presente", realizado pelo TRE-RS. A solenidade doi realizada no plenário da corte eleitoral.
O concurso tinha como finalidade estimular a reflexão de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e particulares de Porto Alegre sobre a importância do voto.
Seminário Enfrentamento à Fraude à Cota de Gênero
Na última sexta-feira (18/9), a ouvidora da mulher e das ações afirmativas do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, representou o Tribunal no Seminário Enfrentamento à Fraude à Cota de Gênero, no TRE-RS.
Promovido pelo Comitê de Enfrentamento à Fraude à Cota de Gênero e pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), o evento foi realizado no plenário do TRE-RS.
O seminário abordou a importância da participação feminina na política e os prejuízos que a fraude à cota de gênero causa ao processo democrático.


