TRT-RS prepara feirão com vagas de emprego para jovens de 14 a 24 anos
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reuniu, na segunda-feira (17/8), representantes de instituições parceiras para avançar na organização do 1º Feirão de Aprendizagem Profissional.
O evento será realizado em 12 de novembro, das 9h às 18h, na sede do Tribunal, em Porto Alegre, com o objetivo de aproximar jovens em idade para aprendizagem, de 14 a 24 anos, de empresas e entidades formadoras e ampliar o acesso ao emprego formal.
A proposta é oferecer, em um mesmo espaço, oportunidades de contratação, capacitação e serviços de cidadania. A reunião contou com representantes de instituições que integram a rede de proteção e promoção do trabalho decente.
Na mesa principal, estiveram a desembargadora Rejane Souza Pedra, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-RS; a juíza Marcela Casanova Viana Arena, também gestora regional do programa; a juíza Maria Teresa Vieira da Silva, auxiliar da Vice-Presidência Institucional; a procuradora do Trabalho Martha Kruse, coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Ministério Público do Trabalho (MPT); e a auditora-fiscal do Trabalho Débora Beneduzi, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Também estiveram presentes, pela unidade de apoio executivo do projeto, a assessora-chefe da Assessoria de Promoção do Trabalho Decente e dos Direitos Humanos (Asprodec), Roberta Liana Vieira, a gestora da Divisão de Promoção do Trabalho Decente, Anita Cristina de Jesus, e a servidora Lais Cristina Gross Gerhardt.
Experiência
Durante a reunião, a desembargadora Rejane Souza Pedra destacou que a iniciativa faz parte de uma mobilização nacional da Justiça do Trabalho e já foi realizada com resultados positivos por outros Tribunais Regionais do Trabalho, como os de Santa Catarina, Paraíba e Espírito Santo.
“Espero que a gente consiga realizar um feirão de sucesso e alcançar o maior número possível de aprendizes”, frisou Rejane.
Vagas
O principal objetivo do feirão é colocar jovens em contato direto com empresas que tenham vagas de aprendizagem e com entidades responsáveis pela formação profissional.
A juíza Marcela Casanova Viana Arena explicou que a iniciativa busca conectar justamente esses três públicos: empresas, jovens e entidades formadoras. Além das vagas, a programação deverá oferecer atividades para ajudar os participantes a se prepararem para o mundo do trabalho.
“Nosso objetivo é efetivar essas vagas, essa inserção segura, mas também oferecer capacitação”, afirmou.
A expectativa é que o jovem que não consiga uma contratação no dia saia, pelo menos, com novos conhecimentos para buscar uma oportunidade posteriormente. Entre as atividades previstas estão oficinas, palestras, elaboração e impressão de currículos e orientações práticas sobre entrevistas e postura profissional.
Três eixos
O feirão será organizado em três frentes. A primeira é a oferta direta de vagas de aprendizagem. A segunda será dedicada à capacitação, com oficinas, palestras e orientações para o mundo do trabalho. A terceira tratará de cidadania, com informações sobre direitos da juventude e ações de combate ao trabalho infantil.
Também estão previstos serviços como orientação profissional, apoio para elaboração de currículos e emissão de documentos, além de estandes informativos. A organização pretende mobilizar escolas públicas, projetos sociais, associações comunitárias e redes de assistência social para levar o público jovem ao evento. Haverá inscrição prévia dos participantes.
instituições.
A juíza Maria Teresa Vieira da Silva destacou a importância de iniciativas que aproximem o Judiciário da sociedade e levem oportunidades diretamente às pessoas.
“A inserção no mercado de trabalho através do contrato de aprendizagem é o maior prêmio que a gente pode dar pro jovem”, destacou.
Como participar
Empresas, entidades formadoras e demais instituições interessadas poderão participar de diferentes formas: divulgando o feirão, oferecendo vagas, mantendo estandes, promovendo palestras e oficinas ou contribuindo com transporte, alimentação e voluntariado.
As instituições que participaram da reunião receberão um formulário para informar de que maneira pretendem colaborar. O prazo para manifestação é 4 de setembro. A partir das respostas, serão realizadas novas reuniões, coletivas ou individuais, para definir a participação de cada parceiro.
SERVIÇO
1º Feirão de Aprendizagem Profissional
Quando: 12 de novembro de 2026, das 9h às 18h
Onde: sede do TRT-RS, em Porto Alegre
Público: jovens em idade para aprendizagem profissional, de 14 a 24 anos
Informações: Divisão de Promoção do Trabalho Decente do TRT-RS - trabalhodecente@trt4.jus.brAbre em nova aba - (51) 3255-2299.


