Estúdio TRT: episódio 19 detalha a atuação da Divisão de Perícias Oficiais do TRT-4
O Estúdio TRT entrevista o chefe da Divisão de Perícias Oficiais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Marcelo Lucca, para falar sobre o funcionamento, os desafios e as perspectivas futuras para a unidade, que beira os 60 anos de existência.
O servidor falou sobre as técnicas utilizadas nas perícias, que envolvem análises acústicas, análise de documentos com uso de microscópios com softwares específicos e projeção 3D, uso de luz ultravioleta, entre outros procedimentos. Essa análise técnica aplicada às provas processuais colabora para a efetivação de acordos. Segundo o chefe da divisão, em 75% dos casos submetidos ao trabalho da perícia, as partes optam pelo acordo.
Para Marcelo Lucca, a prática habitual do uso de ferramentas tecnológicas serve como aliada aos processos judiciais, porque amplia a capacidade de gerar elementos de prova de maneira facilitada e, juntamente com o laudo da perícia, o juíz ou juíza consegue obter uma clareza para tomar decisões. Um exemplo citado por Marcelo Lucca são as gravações de áudio, que podem ser feitas por meios eletrônicos. No entanto, o entrevistado relatou que embora as inovações tenham simplificado alguns mecanismos, elas também podem se tornar um desafio, quando utilizadas para falsificar e distorcer elementos físicos e informações, algo que a unidade busca se atualizar e se qualificar constantemente para combater.
O videocast é uma produção do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) em parceria com o Centro de Formação do Judiciário do Rio Grande do Sul (CJUD), cujas dependências sediam as filmagens do programa.
Estúdio TRT está disponível no Youtube, Youtube Music, Spotify e Deezer. Assista na sua plataforma de preferência:
YoutubeAbre em nova aba
Youtube MusicAbre em nova aba
SpotifyAbre em nova aba
DeezerAbre em nova aba


