Marca da Justiça do Trabalho da 4ª Região, composta por traços que formam, simultaneamente, as letras J e T entrelaçadas, e a representação de uma pessoa. A cor predominante é o azul escuro, mas também há detalhes em amarelo e verde nas letras J e T. Abaixo desse símbolo, vem o nome "Justiça do Trabalho" e, em letra menor, a identificação "TRT da 4ª Região (RS)" Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 22/05/2026 12:55. Atualizada em: 22/05/2026 12:57.

Roberto Zonta toma posse como desembargador do TRT-RS

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.
A fotografia mostra o desembargador Zonta assinando termo de posse
Des. Roberto Zonta assina o termo de posse

O magistrado Roberto Antônio Carvalho Zonta tomou posse, nesta sexta-feira (22/5), como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Presidência e contou com a presença de magistrados(as), servidores(as) e familiares do empossado

A nomeação do novo desembargador foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (21). Promovido pelo critério de antiguidade, o magistrado assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador João Alfredo Borges Antunes de Miranda. Ele passa a integrar a 8ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais, órgãos em que já vinha atuando como juiz convocado.

(Em breve, mais fotos da solenidade)

Em seu pronunciamento, o desembargador Roberto Zonta agradeceu a todos que contribuíram em sua trajetória. Ele ressaltou o papel de destaque do TRT-RS no cenário da Justiça do Trabalho brasileira.

“Como magistrado, tenho a noção de que estou a serviço. Sirvo à sociedade que busca justiça social, que quer ter acesso aos seus direitos e que busca usufruir a vida com dignidade e respeito. Uma sociedade que enfrenta desigualdades e, por isso, necessita que o Poder Judiciário seja independente e firme”, disse.

O presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, destacou a trajetória do novo integrante da Corte. “Ao longo de sua caminhada profissional, Roberto Zonta construiu uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público, pelo equilíbrio nas decisões e pelo diálogo respeitoso com colegas, servidoras, servidores, advogadas, advogados e jurisdicionados. Sua chegada ao segundo grau renova e fortalece os valores que orientam este Tribunal, marcados pela responsabilidade, pelo compromisso com a Justiça do Trabalho e pelas qualidades essenciais ao exercício da elevada missão de integrar esta Corte”, manifestou.

A fotografia mostra a desembargadora Telesca, o desembargador  Alexandre, o desembargador Zonta e o desembargador Fraga, lado a lado, em pé.
    Maria Madalena Telesca, Alexandre Cruz, Roberto Zonta e Ricardo Fraga

Trajetória

Roberto Zonta ingressou na magistratura trabalhista em novembro de 1992. Foi promovido a juiz titular em julho de 1997. Exerceu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Erechim, da Vara do Trabalho de Ijuí, da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões e da Vara do Trabalho de Guaíba. Era juiz titular da 11ª Vara do Trabalho de Porto Alegre desde março de 2002

Mesa oficial

Também compuseram a mesa oficial da cerimônia a corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca, e o vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Ricardo Carvalho Fraga.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Moura (Secom/TRT-RS)/Fotos: Guilherme Lund
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias