TRT-RS participa de mutirão nacional de conciliações em processos que envolvem mulheres
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) participa, de 9 a 13 de março, da campanha nacional “Elas em Pauta”, iniciativa que estimula a inclusão em pauta do maior número possível de processos trabalhistas envolvendo mulheres como reclamantes, com foco na solução consensual dos conflitos. A ação integra o Calendário Nacional de Pautas Temáticas da Justiça do Trabalho e ocorre no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.
Instituída pelo Núcleo de Apoio à Conciliação e Políticas Públicas do Tribunal Superior do Trabalho (NACOPP/TST) e prevista em ato do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a campanha é desenvolvida de forma articulada entre o TST, o CSJT e os Tribunais Regionais do Trabalho. O objetivo é dar maior visibilidade às demandas que atingem de forma diferenciada as mulheres no mundo do trabalho, além de incentivar a resolução consensual desses conflitos por meio da conciliação.
Mais do que uma pauta especial de audiências, o “Elas em Pauta” reforça ações institucionais voltadas à promoção da equidade de gênero no âmbito do Poder Judiciário, alinhando-se aos princípios de acesso à justiça, cidadania e igualdade. No TRT-RS, a mobilização envolve os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) e as Varas do Trabalho de todo o Estado.
Atuação dos Cejuscs e das Varas do Trabalho
Durante a semana temática, audiências de conciliação poderão ocorrer tanto de forma presencial quanto virtual, a depender da organização de cada unidade. Em Porto Alegre, a maioria das audiências previstas será realizada presencialmente. Em Santa Maria, a programação deverá ser dividida entre audiências presenciais e online.
Além dos Cejuscs, as próprias Varas do Trabalho poderão incluir processos na pauta especial. Magistradas e magistrados podem identificar ações com potencial conciliatório e designar audiências no âmbito da unidade, contribuindo para ampliar o alcance da campanha em todo o Rio Grande do Sul.
Processos que podem participar
Podem ser incluídos na semana temática processos em que a mulher figure como parte reclamante, em qualquer fase processual, desde que haja manifestação de interesse na conciliação. A proposta é conferir maior atenção e visibilidade a essas demandas, criando um ambiente propício ao diálogo e à construção de soluções adequadas às especificidades de cada caso.
Como solicitar a inclusão do processo
A solicitação de inclusão em pauta pode ser feita de diferentes formas:
- pela própria parte interessada;
- por advogadas ou advogados;
- por iniciativa do juízo da Vara do Trabalho;
- ou pelos coordenadores dos Cejuscs.
Os pedidos podem ser encaminhados diretamente aos Cejuscs do TRT-RS ou formulados no âmbito das Varas do Trabalho, conforme a organização local.
O vice-presidente Institucional e de Atuação em Demandas Coletivas do TRT-RS e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da 4ª Região (Nupemec), desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, destaca a importância da iniciativa no mês em que se reforça a luta por igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres.
“Esperamos, neste mês de março, lembrando a importância e a atualidade da luta por igualdade de gênero e pelo respeito aos direitos das mulheres, a solução de muitos processos trabalhistas em que trabalhadoras reclamam parcelas devidas por seus ex-empregadores. É uma forma de dar celeridade aos processos, com uma solução amigável, justa e imediata, e, ao mesmo tempo, conscientizar a sociedade de que basta de violência contra as mulheres e de que seus direitos devem ser respeitados”.
A juíza auxiliar da Vice-Presidência Institucional e de Atuação em Demandas Coletivas, Maria Teresa Vieira da Silva, ressalta que a campanha está alinhada ao compromisso institucional do Tribunal com a promoção da equidade de gênero.
“A ação ‘Elas em Pauta’, concebida pelo Núcleo de Apoio à Conciliação e Políticas Públicas do TST, vem ao encontro do compromisso assumido pela Administração do TRT-RS na promoção da efetiva equidade de gênero, no enfrentamento de desigualdades históricas e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e representativa, em consonância com os princípios constitucionais do acesso à justiça, da cidadania e da igualdade”.
Cejuscs do TRT-RS
Confira os locais e canais de atendimento para solicitar audiências durante a Semana “Elas em Pauta”:
Porto Alegre
Avenida Praia de Belas, 1432 – Foro 1/Galeria
cejusc.1grau@trt4.jus.br
(51) 3255-2350
Bento Gonçalves
Avenida Presidente Costa e Silva, 261
cejusc.bentogoncalves@trt4.jus.br
(54) 3449-7100
Caxias do Sul
Rua da Vindima, 303
cejusc.caxiasdosul@trt4.jus.br
(54) 3203-2300
Passo Fundo
Rua General Osório, 937
cejusc.passofundo@trt4.jus.br
(54) 3316-1600 | (54) 99125-4905
Pelotas
Rua 29 de Junho, 160
cejusc.pelotas@trt4.jus.br
(53) 3310-8200
Rio Grande
Rua Valporto, 485
cejusc.riogrande@trt4.jus.br
(53) 3931-0505 | (53) 99119-3482 (somente WhatsApp)
Santa Maria
Alameda Montevidéu, 233
cejusc.smaria@trt4.jus.br
(55) 3220-0404 | (55) 99238-4265
CEJUSC-JT – 2º Grau
Prédio-sede do TRT-RS – Av. Praia de Belas, 1100, sala 103, Porto Alegre
cejusc.2grau@trt4.jus.br
(51) 3255-2354 | (51) 3255-2566 | (51) 99364-9748


