TRT-RS presente na abertura do Ano Judicial Interamericano 2026
A desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel representou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) na cerimônia de abertura do Ano Judicial Interamericano 2026.
A cerimônia ocorreu nessa segunda-feira (26/1), em San Jose, na Costa Rica. O evento também marcou a posse do novo presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), o juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch. O magistrado comandará o tribunal até 31 de dezembro de 2027, ao lado da juíza chilena Patricia Pérez Goldberg, eleita vice-presidente.
A Corte IDH é um dos três tribunais internacionais de proteção dos direitos humanos, juntamente com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Corte Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. É uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana. O órgão é ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Também chamada de Pacto de San José da Costa Rica, a Convenção Americana é um tratado internacional que prevê direitos e liberdades que precisam ser respeitados pelos Estados-Partes, incluindo o Brasil.
A cerimônia reuniu autoridades de diversos países. Do Brasil, participaram representantes dos Três Poderes, entre eles o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edson Fachin.


