Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/12/2025 21:27. Atualizada em: 03/12/2025 21:27.

Documentário do TRT-RS conquista segundo lugar no Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social

Visualizações: 29
Início do corpo da notícia.
Juliano e Érico posam para a foto segurando o certificado de segundo lugar. Os dois estão de pé. Ao fundo, aparece a arte da premiação em um painel.
Juliano Machado e Érico Ramos.

O documentário “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça”, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), conquistou o segundo lugar na categoria “Produto Audiovisual” do 1º Prêmio Justiça do Trabalho de Comunicação Social. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (3/12), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF.

O TRT-RS foi representado na cerimônia de premiação pelos servidores Juliano Machado, diretor da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e Érico Tlaija Ramos, integrante da Divisão de Audiovisual.

Juliano Machado afirmou que a nova premiação, de modo geral, reforça a importância das áreas de comunicação como setor estratégico da Justiça do Trabalho. “No caso do prêmio ao TRT-RS, é o reconhecimento ao trabalho de uma equipe talentosa e dedicada, que leva a comunicação pública muito a sério”, destacou o diretor da Secom.

Premiação

Criado pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o prêmio reconhece práticas e projetos de comunicação pública desenvolvidos pelos Tribunais Regionais do Trabalho em todo o país. A solenidade de entrega da premiação ocorreu durante o Encontro Nacional das Unidades de Comunicação Social da Justiça do Trabalho 2025.

O documentário

Produção da Secretaria de Comunicação Social do TRT-RS, o documentário foi construído a partir de entrevistas com gestoras e gestores que tiveram atuação decisiva durante a enchente. A obra traz cenas da invasão das águas, dos estragos causados e do processo de reconstrução. Além de ser um registro histórico, é uma homenagem a magistrados(as), servidores(as) e trabalhadores(as) mediante terceirização que atuaram além dos seus deveres funcionais. 

Neste ano, o filme foi o grande vencedor da premiação da Mostra AcervosAbre em nova aba, organizada pelo Arquivo Nacional. O documentário ficou em primeiro lugar em todas as cinco categorias do prêmio segundo o júri popular: melhor filme, roteiro, direção, edição de imagem e pesquisa.

Assista abaixo:

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias