Estudantes de Sapiranga visitam o TRT-RS pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Na manhã desta terça-feira (4/11), 38 alunos do 8º e 9º anos do Centro Municipal de Educação Ayrton Senna, de Sapiranga, realizaram uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
Acompanhados pela juíza do Trabalho Aline Doral Stefani Fagundes e por professoras da escola, os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho. Também estiveram presentes lideranças da subseção da OAB/RS de Sapiranga: a presidente Aline Fernandes, o vice-presidente Jacson Zanini Sausen e a presidente da Comissão do Direito do Trabalho, Fátima Teresinha de Leão.
Roteiro
A programação teve início no Foro Trabalhista de Porto Alegre, onde o grupo foi recebido pela Direção do Foro. No local, visitaram a Escola Judicial, conheceram o Auditório Ruy Cirne Lima e observaram o trabalho desenvolvido na 1ª, 6ª e 24ª VTs.
Em seguida, o grupo se dirigiu ao Prédio-Sede do Tribunal, onde percorreu diferentes setores. No Cejusc 2º Grau, os visitantes participaram de uma conversa com a juíza Luciana Böhm Stahnke sobre a importância da conciliação e do diálogo como formas de solução de conflitos.
Na Sala de Monitoramento, conheceram as instalações responsáveis pela segurança dos prédios da Justiça do Trabalho no Estado e aprenderam sobre o papel da Polícia Judicial na proteção de magistrados, servidores e do público em geral.
Os estudantes também estiveram nos gabinetes da juíza convocada Ana Ilca Saalfeld e do desembargador Fernando Luiz de Moura Cassal. Para finalizar a visita, conheceram o Plenário Milton Varela Dutra, conversaram com desembargadores e assistiram a uma sessão de julgamento do Tribunal Pleno.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em parceria com os Tribunais Regionais, tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário das comunidades escolares. Criado há 20 anos, o projeto leva noções de cidadania, direitos fundamentais e valorização do trabalho a escolas públicas de todo o Brasil.


