Balcão Visual: Justiça do Trabalho oferece atendimento em Libras para pessoas surdas
A Justiça do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passa a disponibilizar o Balcão VisualAbre em nova aba, serviço que promove atendimento acessível e inclusivo às pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação entre pessoas surdas e as unidades judiciárias da Justiça do Trabalho, promovendo inclusão e efetividade do direito de acesso à Justiça.
O serviço funcionará nos dias úteis de expediente forense, das 12h às 16h, pela plataforma Google Meet,Abre em nova aba com acesso disponível na aba “Contato / Balcão Visual”Abre em nova aba do site do TRT-RS.
Como funciona o atendimento
O Balcão Visual está disponível em duas modalidades:
- Atendimento remoto: o(a) solicitante acessa o Balcão VisualAbre em nova aba e é atendido(a) por servidor(a) capacitado(a) em Libras, responsável pelo plantão conforme escala previamente definida. Quando necessário, o(a) atendente poderá acionar o Balcão Virtual do 1º ou 2º Grau para intermediar a consulta.
- Atendimento presencial com tradução remota: o(a) solicitante pode dirigir-se a uma Vara do Trabalho ou ao Prédio-Sede do TRT-RS para ser atendido(a) presencialmente. Nessa situação, o(a) servidor(a) da unidade aciona o Balcão Visual para viabilizar a comunicação, com tradução em Libras realizada remotamente pelo(a) servidor(a) habilitado(a) de plantão.
O atendimento por videoconferência observa a ordem de ingresso na sala virtual.
Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos representantes dos Regionais.
Origem e expansão do projeto
O Balcão Visual é uma iniciativa pioneira do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), que desenvolveu e testou o projeto com resultados positivos, demonstrando sua viabilidade e os benefícios significativos para o aprimoramento da comunicação e do atendimento às pessoas surdas.
Diante do sucesso da experiência, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou a nacionalização do projeto, convidando os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país a implementarem o serviço. O TRT-15 tem coordenado encontros e capacitações virtuais para apoiar os tribunais na adoção da ferramenta e na formação de servidores(as) para o atendimento em Libras.
Compromisso com a inclusão
A implantação do Balcão Visual no TRT-RS reforça o compromisso da instituição com a acessibilidade, a inclusão e o atendimento humanizado, alinhando-se às diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade social do Poder Judiciário.
“O Balcão Visual tem o propósito de garantir que todas as pessoas tenham acesso à informação e aos serviços da Justiça do Trabalho. A iniciativa valoriza a comunicação, a empatia e o respeito às diferenças, representando um grande avanço na construção de uma Justiça do Trabalho mais acessível e inclusiva”, destaca a servidora Laís Gerhardt, da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (CSAI), que atuou na implementação do projeto no TRT-RS.
Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (CSAI) pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.brAbre em nova aba ou pelo telefone (51) 3255-2690Abre em nova aba.



